Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Ana Paula Santellano dept_BR
dc.contributor.authorFenner, Roniere dos Santospt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Daniela Vieira Costapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-18T06:56:03Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1809-1636pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280128pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca investigar as relações dos professores participantes de uma disciplina de pós-graduação de educação em ciências entre os princípios de interdisciplinaridade nos documentos oficiais e suas dificuldades e desafios para trabalhar com essa temática. Para isso, foi enviado um formulário pelo google forms aos participantes, com perguntas voltadas à interdisciplinaridade nos documentos oficiais na escola de educação básica. A pesquisa é de caráter qualitativo e foram analisadas as respostas de dez participantes que optaram em participar do estudo, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontaram o olhar destes participantes voltados à interdisciplinaridade aliada à BNCC, num viés de potencialidades e dificuldades no âmbito de se realizar na prática o fazer interdisciplinar, nesse sentido, a formação por meio da pós-graduação se mostra um caminho pertinente para a ampliação dos conhecimentos docentes, visando a qualificação na educação em ciências, através de possibilidade voltadas a novas práticas de cunho interdisciplinar na educação básica.pt_BR
dc.description.abstractThe present study seeks to investigate the relationships of professors participating in a postgraduate course in science education between the principles of interdisciplinarity in official documents and their difficulties and challenges in working with this theme. For this, a form was sent via google forms to the participants, with questions aimed at interdisciplinarity in official documents in the basic education school. The research is of a qualitative nature and the responses of ten participants who chose to participate in the study were analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA). The results pointed out the perspective of these participants focused on interdisciplinarity allied to the BNCC, in a bias of potentialities and difficulties in the context of carrying out interdisciplinary actions in practice, in this sense, training through postgraduate studies is a relevant path for expanding of teaching knowledge, aiming at qualification in science education, through possibilities aimed at new practices of an interdisciplinary nature in basic education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Vivências. Erechim/RS. Vol. 20, n. 40 (2024), p. 215-233.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectOfficial documentsen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectCiências : Ensinopt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.titleO desafio da interdisciplinaridade no Ensino de Ciências considerando os documentos oficiaispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001200653pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record