Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-16T06:56:26Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1980-3141pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280018pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute as marcas imprimidas pelo movimento da matemática moderna aos processos de formação de professores de matemática, no Brasil, nos anos 1960 e 1970. Examina os resultados de trabalhos que estudaram as iniciativas dos grupos de professores ou dos governos em relação à formação de professores de matemática, confrontando-os com elementos do cenário mais geral de mudança do sistema escolar e da formação nesse período. Argumenta que a modernização proposta pelos grupos foi componente de um amplo processo de reconfiguração através da qual se constituiu, nesse período, a formação de professores para o novo ensino de 1º grau.pt_BR
dc.description.abstractThe article discusses the marks imprinted by the movement of modern mathematics on the training processes of mathematics teachers in Brazil in the 1960s and 1970s. Examines the results of studies that investigated the initiatives of groups of teachers or initiatives of governments in relation to the training of mathematics teachers, confronting them with elements of the more general scenario of change in the school system and training in this period. Argues that modernization proposed by the groups was part of a broader reconfiguration process through which the training of teachers for the new teaching 1st grade was formed during this period.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRematec : Revista de matemática, ensino e cultura. Natal. No. 13 (maio/ago. 2013), p. 23-42.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectTeachers educationen
dc.subjectModern mathematicsen
dc.titleProfessores modernos para uma nova escola : a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970pt_BR
dc.title.alternativeModern teachers for a new school : mathematics teachers' education in the 1960s and 1970sen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000930855pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples