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dc.contributor.authorSena, Priscila Machado Borgespt_BR
dc.contributor.authorPrado, Jorge Moisés Kroll dopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-15T06:40:46Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279953pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Neste artigo o objetivo norteador consistiu em descrever a concepção e consolidação da 1ª edição do Hackathon da FEBAB, realizado no formato virtual em 30 abril de 2022, como uma proposta para o fomento,impulsionamento e sustentabilidade de inovações em bibliotecas. Método: Caracteriza-se como um estudo de caso de possíveis contribuições para a Biblioteconomia e áreas correlatas basilares para outras unidades de informação além das bibliotecas, como: arquivos, museus, centros de documentação, centros de informação, centros de memória, entre outras. Resultados: Os resultados foram descritos a partir das oito etapas estabelecidas na concepção 1ª edição do Hackathon da FEBAB para sua concretização em versão remota: Composição da Comissão Organizadora; Definição do desafio norteador (Como potencializar as bibliotecas enquanto terceiro lugar para fortalecimento das comunidades?); Obtenção de patrocínio para a premiação; Estabelecimento do Regulamento; Convocação de pessoas para colaborar como avaliadoras, mentoras e apoio; Definição da metodologia a ser adotada para a dinâmica de crocriação; Estabelecimento do cronograma do hackathon para inscrições, treinamentos, realização, avaliação, feedback das pessoas participantes, e envio de certificados e; Seleção das ferramentas tecnológicas a serem utilizadas para o site, inscrição, organização documental e interação entre as pessoas participantes. O evento contou com 47 inscrições e a participação efetiva de 19 pessoas, oriundas das regiões nordeste, sul e sudeste. A faixa etária predominante foi de 31 a 35 anos. A área de formação predominante foi a Biblioteconomia, o que se explica até mesmo pelo desafio lançado voltado para bibliotecas. As 19 pessoas participantes foram distribuídas em 4 equipes de desenvolvimento de projetos. Conclusões: A Biblioteconomia tem a praxe de colocar-se como uma ciência interdisciplinar por razões históricas, pela influência do mercado de trabalho e pelo discurso levado pelas escolas de formação, mas nem sempre isso se concretiza de fato. O hackathon, por sua essência, é um evento que promove a multidisciplinaridade em razão das funções para desenvolvimento dos projetos e que, ao fim, se encerra como interdisciplinar. Representa uma oportunidade de conectar pessoas e ideias que futuramente não se limitam ao espaço de duração do evento. Contribui com a inovação aberta, trazendo mais visibilidade, efetividade e viabilidade para produtos, serviços e profissionais da informação. Na possibilidade de deixar o ambiente acadêmico, ele ainda coopera com o desenvolvimento da sociedade envolvida com a temática do desafio proposto.pt_BR
dc.description.abstractObjective: In this article, the guiding objective was to describe the conception and consolidation of the 1st edition of the FEBAB Hackathon, held remotely on April 30, 2022, as a proposal to promote, boost and sustain innovations in libraries. Method: It is characterized as a case study with valuable contributions to Library Science and related areas that are fundamental to other information units besides libraries, such as archives, museums, documentation centers, information centers, memory centers, among others. Results: The results were described based on the eight stages established in the design of the first edition of the FEBAB Hackathon for its remote version: Composition of the Organizing Committee; Definition of the guiding challenge(How can libraries be empowered as a third place to strengthen communities?); Obtaining sponsorship for the awards; Establishing the Rules of Procedure; Calling on people to collaborate as evaluators, mentors and support; Defining the methodology to be adopted for the co-creation dynamics; Establishing the hackathon schedule for registration, training, implementation, evaluation, feedback from participants, and sending certificates and; Selectingthe technological tools to be used for the website, registration, document organization and interaction between participants. The event had 47 registrations and the actual participation of 19 people from the northeast, south and southeast. The predominantage group was 31 to 35. The predominant area of training was Library Science, which is explained by the fact that the challenge was aimed at libraries. The 19 participants were divided into 4 project development teams. Conclusions: The Library Science hasa habit of positioning itself as an interdisciplinary science for historical reasons, due to the influence of the job market and the discourse put forward by training schools, but this doesn't always materialize. The hackathon, in essence, is an event that promotes multidisciplinarity due to the roles involved in developing the projects and which, in the end, is interdisciplinary. It represents an opportunity to connect people and ideas that in the future will notbe limited to the duration of the event. It contributes to open innovation, bringing more visibility, effectiveness and viability to products, services, and information professionals. By leaving the academic environment, it also contributes to the development of the society involved in the proposed challenge.en
dc.description.abstractObjetivo: En este artículo, el objetivo rector fue describir la concepción y consolidación de la 1ª edición del Hackathon FEBAB, realizado a distancia el 30 de abril de 2022, como una propuesta para promover, impulsar y sostener las innovaciones en las bibliotecas. Método: Se caracteriza por ser unestudio de caso con valiosos aportes a la Bibliotecología y áreas afines que son fundamentales para otras unidades de información además de las bibliotecas, como archivos, museos, centros de documentación, centros de información, centros de memoria, entre otros. Resultados: Los resultados se describieron a partir de las ocho etapas establecidas en el diseño de la primera edición del Hackathon FEBAB para su versión a distancia: Composición del Comité Organizador; Definición del desafío orientador (¿Cómo potenciar las bibliotecas como tercer lugar para el fortalecimiento de las comunidades?); Obtención de patrocinio para la premiación; Establecimiento del Reglamento; Convocatoria a personas para colaborar como evaluadores, mentores y apoyo; Definición de la metodología a adoptar para la dinámica de co-creación; Establecimiento del cronograma del hackathon para inscripción, capacitación, implementación, evaluación, retroalimentación de los participantes y envío de certificados y; Selección de las herramientas tecnológicas a utilizar para el sitio web, inscripción, organización de documentos e interacción entre los participantes. El evento contó con 47 inscripciones y la participación real de 19 personasdel noreste, sur y sureste. El grupo de edad predominante fue de 31 a 35 años. El área de formación predominante fue Biblioteconomía, lo que se explica por el hecho de que el desafío estaba dirigido a las bibliotecas. Los 19 participantes se dividieron en 4 equipos de desarrollo de proyectos. Conclusiones: La Biblioteconomía tiene la costumbre de posicionarse como una ciencia interdisciplinar por razones históricas, por la influencia del mercado laboral y por el discurso planteado por las escuelas de formación, pero esto no siempre se materializa. El hackathon, en esencia, es un evento que promueve la multidisciplinariedad debido a los roles implicados en el desarrollo de los proyectos y que, al final, es interdisciplinar. Representa una oportunidad para conectar personas e ideas que en el futuro no se limitará a laduración del evento. Contribuye a la innovación abierta, aportando más visibilidad, eficacia y viabilidad a los productos, servicios y profesionales de la información. Al salir del ámbito académico, también contribuye al desarrollo de la sociedad implicada en el reto propuesto.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartof1562-4730. Biblios : revista electrónica de Bibliotecología y ciencias de la información. Lima, Peru : ULS. N. 86 (2023), p. 100-113pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectLibraryen
dc.subjectBiblioteconomia : Eventospt_BR
dc.subjectLibrary Scienceen
dc.subjectHackathonen
dc.subjectOpen innovationen
dc.subjectThird placeen
dc.subjectBibliotecaes
dc.subjectBibliotecologíaes
dc.subjectHackathones
dc.subjectInnovación abiertaes
dc.subjectTercer puestoes
dc.titleUma prática de inovação aberta para bibliotecas em prol da sociedade : Hackathon da FEBABpt_BR
dc.title.alternativeFEBAB Hackathon: an open innovation practice for libraries in favor of societyen
dc.title.alternativeFEBAB Hackathon : una práctica de innovación abierta para las bibliotecas en favor de la sociedades
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001197380pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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