Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEccel, Cláudia Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorGrisci, Carmem Ligia Iochinspt_BR
dc.contributor.authorTonon, Leonardopt_BR
dc.date.accessioned2011-02-22T06:00:38Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1807-0310pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27865pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo resulta de uma pesquisa exploratória que procurou analisar como uma revista de negócios representa o corpo através do que veicula em suas reportagens. As representações encontradas foram categorizadas em dois grupos – gênero e estilo – analisados de acordo com referenciais teóricos sobre o trabalho e o corpo na contemporaneidade. Foi possível identificar que a representação dos corpos na revista passa por uma homogeneização dos estilos de vida no meio executivo. Verificaram-se ainda elementos relativos às prescrições quanto à normalização e adaptação dos corpos a um dado modelo de sucesso profissional que ultrapassa as maneiras de trabalhar e invade a subjetividade dos indivíduos. Além disso, a análise permitiu um olhar sobre o corpo construído e significado de acordo com as exigências da atual sociedade de consumo.pt
dc.description.abstractThis article results from an exploratory study that aimed to analyze how a business magazine represents the body in its reporting. The body representations found were categorized into two groups - gender and style - analyzed in accordance with theoretical references about work and body in the contemporary. Considering the results, it was possible to identify that the body representations in the journal goes through a homogenization of executive’s lifestyles. There was also information regarding requirements for standardization and adaptation of the bodies to a particular model of professional success that goes beyond the ways of working and invades the individual’s subjectivity. Furthermore, the analysis allowed a glimpse into the body as being built and signified according to the demands of today’s consumer society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 309-317pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectGenderen
dc.titleRepresentações do corpo em uma revista de negóciospt_BR
dc.title.alternativeBody representations in a popular business magazine en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763734pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples