Show simple item record

dc.contributor.authorArjona, Felipe Bagatoli Silveirapt_BR
dc.contributor.authorMeneses, Michele Nevespt_BR
dc.contributor.authorCárcamo, Maria Inês Corrêapt_BR
dc.contributor.authorRocha, Cristianne Maria Famerpt_BR
dc.contributor.authorDias, Alexandre Pessoapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Jorge Mesquita Huetpt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Fernando Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T06:39:10Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1678-4561pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278502pt_BR
dc.description.abstractPaulo Freire pensava a Educação Popular (EP) como um processo emancipatório, por meio da problematização e agir crítico como dimensões da existência humana. A partir de suas contribuições aos campos da Educação e da Saúde, este texto tem como objetivo realizar uma revisão narrativa de literatura sobre as articulações das ideias de Paulo Freire com as ações de Vigilância Popular em Saúde (VPS). O texto apresenta como a contribuição de Paulo Freire e da Educação Popular em Saúde inspirou a construção de uma Vigilância Popular em Saúde, que busca promover a transformação da realidade local frente às situações de violações de direitos e na defesa da vida. Dessa maneira, experiências dos territórios e das populações em situação de vulnerabilidade, na maioria das vezes, lançam mão de estratégias pedagógicas da Educação Popular para se constituírem como práticas de VPS. É no território que a Educação Popular em Saúde se torna fundamental para o estímulo à transformação da percepção dos indivíduos, problematizando sua realidade. A promoção de uma práxis acerca da “situação limite” no cotidiano dos atores sociais permite um diagnóstico da realidade, baseado na informação científica em diálogo com a cultura e a organização popular, como possibilidade de construção de “inéditos viáveis”.pt_BR
dc.description.abstractPaulo Freire considered Popular Education (PE) as an emancipatory process, through debate and critical action, as a dimension of human existence. This text aims to conduct a narrative literature review on the articulations of Paulo Freire’s ideas with Popular Health Surveillance (PHS) actions based on his contributions to Education and Health. The text presents how the contributions of Paulo Freire and Popular Health Education inspired the construction of Popular Health Surveillance, which seeks to promote the transformation of local reality in the face of rights violations and advocate for life. Thus, experiences from vulnerable territories and populations often use Popular Education pedagogical strategies to establish PHS practices. Popular Health Education becomes crucial in the territory to stimulate the transformation of individual perception and discuss their reality. Promoting a praxis about the “critical situation” in the daily lives of social stakeholders allows diagnosing reality based on scientific information in dialogue with culture and popular organization as a possibility of building the “viable unprecedented”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & Saúde Coletiva. Abrasco. Vol. 29, no. 6 Jun. 2024) 1-10 p. :e12312023pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPopular Health Surveillanceen
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectVigilância em saúde públicapt_BR
dc.subjectPopular Educationen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.titleA contribuição do pensamento de Paulo Freire para a Vigilância Popular em Saúdept_BR
dc.title.alternativeThe contribution of Paulo Freire’s thought to Popular Health Surveillance en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001206105pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record