Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Lenon Emiliano Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2011-02-08T05:59:23Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27703pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo é analisar de que maneira a Educação Física se inseriu na equipe multiprofissional do CAPSi Casa Melodia de Porto Alegre. O estudo se dá através de uma pesquisa qualitativa, centrada na análise de documentos, tais como artigos, atas de reuniões, sítios da internet, etc. que contam como nasceu a Casa Melodia e como a Educação Física entrou nessa equipe. Sabe-se que os CAPS são mecanismos que surgiram como substitutos dos antigos manicômios, servindo de referência para a melhora na qualidade de vida de pessoas com transtornos psíquicos. É notória, também, a importância da interdisciplinaridade, que faz com que os profissionais do CAPSi não se limitem apenas às suas áreas de conhecimento, pois estas se encontram, se atravessam, se compõem, para chegar num trabalho sério entre profissionais, mantendo com isso a importância de todas as áreas, levando em conta suas especificidades. Cria-se, assim, um ambiente coletivo, onde as diferentes opiniões são somadas com o intuito da melhora do trabalho desenvolvido. A Educação Física aparece como componente fundamental na composição dessa equipe, oferecendo, dentro dos limites de cada usuário, uma oportunidade para o desenvolvimento do bem estar e a oportunidade de promover a saúde através das diversas oficinas propostas e de atividades geradoras de percepção corporal dos usuários. Não se pode ficar apenas na discussão da doença. Deve-se levar em conta a possibilidade de desenvolver capacidades que possam estar esquecidas ou sobrepostas pelas dificuldades.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo del estúdio es analizar de cual manera la Educación física se ingresó en el equipo multiprofesional del CAPSi Casa Melodia de Porto Alegre. El estúdio ocurre a través de uma investigación cualitativa, centrada em la análisis de documentos, como artículos, actas de reuniones, sítios de Internet, etc. que cuentan como nasció la Casa Melodia y como la Educación Física ingresó en ese equipo. Se sabe que los CAPS son mecanismos que han surgido como sustitutos de los antiguos manicomios, sirviendo como referencia para la mejora en la calidad de vida de personas con transtornos psíquicos. É perceptible también la importância de la interdiscfiplinariedad, que hace con que los profesionales del CAPSi no se limiten solamente a sus áreas de conocimiento, pues estas se encuentran, cruzan, se componen, para llegar a um trabajo serio entre profesionales, manteniendo com eso la importância de todas las áreas, llevando em cuenta sus especificidades. Se há creado así, un ambiente colectivo, donde las diferentes opiniones son somadas com la intención de la mejora del trabajo desarrollado. La Educación Física despunta como un componente fundamental en la composicion de esos equipos, ofertando, dentro de los limites de cada usuario, uma oportunidad para el desarrollo del bienestar y la oportunidad de promover la salud a través de las diversas clases propuestas y de actividades generadoras de percepción corporal de los usuários. No se puede quedar solamente em la discussio de la enfermedad. Hay que llevarse em cuenta la posibilidad de desarrollar capcaidades que puedan estar olvidadas o superpuesto por las dificultades.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCAPSien
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducación físicaen
dc.subjectSalud mentalen
dc.titleA inserção da educação física na equipe multiprofissional do CAPSI Casa Melodia em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766159pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples