Efeitos do exergame HIIT em VR sobre a função executiva em jovens com TDAH : um ensaio clínico randomizado com Move Sapiens®
dc.contributor.advisor | Rohde, Luis Augusto Paim | pt_BR |
dc.contributor.author | Meller, Martin Romero | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T06:23:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276603 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) demonstra uma incidência significativa em crianças e, em numerosos casos, subsiste ao longo da vida adulta. Além das características do DSM-5, há uma conexão importante entre o TDAH e as funções executivas. Pacientes com TDAH frequentemente apresentam déficits nessas funções, impactando o funcionamento global e a qualidade de vida. O tratamento farmacológico com psicoestimulantes é um pilar fundamental, mas enfrenta desafios e limitações que não abrangem integralmente o TDAH. Diante disso, intervenções não farmacológicas, como a atividade física, têm sido exploradas, com destaque para o exercício aeróbico. Nesse cenário, recentemente, o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) e os Exergames em Realidade Virtual (RV) surgiram como abordagens promissoras. Este estudo visa analisar a eficácia do exergame em RV 'Move Sapiens' no TDAH, comparando com um grupo placebo. Os objetivos incluem avaliar funções executivas, desatenção e sintomas associados. A hipótese é que o exergame resultará em melhorias, e a pesquisa incluirá 98 participantes, divididos em grupos de intervenção e placebo. O design é um ensaio clínico randomizado e cego, com 12 sessões de exercício ao longo de 4 semanas. O exergame 'Move Sapiens' será comparado a uma versão solo do Twister®. Em suma, este estudo busca fornecer insights sobre a eficácia do exergame em RV como abordagem terapêutica complementar para o TDAH, contribuindo para o desenvolvimento de intervenções personalizadas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psiquiatria | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos de movimento | pt_BR |
dc.subject | Função executiva | pt_BR |
dc.title | Efeitos do exergame HIIT em VR sobre a função executiva em jovens com TDAH : um ensaio clínico randomizado com Move Sapiens® | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pianca, Thiago Gatti | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001206369 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Hospital de Clínicas de Porto Alegre | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Health Sciences (1509)