O futebol em segundo plano : a crise da fifa e a mercantilização do futebol
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2015Author
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Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Com o desenvolvimento da sociedade contemporânea e a crescente racionalização da vida cotidiana, criamos uma certa descrença a respeito de elementos que antes eram vitais nas sociedades antigas. Um desses elementos é o mito, que visto como estória ou fábula perdeu seu caráter mágico e tornou-se objeto de apropriação mercadológica através dos aparatos midiáticos. Então o presente trabalho tem como objetivo verificar e problematizar a relação nebulosa/promíscua entre marketing esportivo e futebol ...
Com o desenvolvimento da sociedade contemporânea e a crescente racionalização da vida cotidiana, criamos uma certa descrença a respeito de elementos que antes eram vitais nas sociedades antigas. Um desses elementos é o mito, que visto como estória ou fábula perdeu seu caráter mágico e tornou-se objeto de apropriação mercadológica através dos aparatos midiáticos. Então o presente trabalho tem como objetivo verificar e problematizar a relação nebulosa/promíscua entre marketing esportivo e futebol na produção de mitos sintéticos e valores simbólicos, através do processo de virtualização, que agreguem qualidades não presentes nos produtos que a publicidade promove em seu anseio por mais lucros. Tendo como pano de fundo o estudo de caso (Yin 2010) sobre a crise da Fifa, para a consecução dessa pesquisa também serão utilizadas as metodologias de Pesquisa Exploratória, Análise Documental e a Análise de Conteúdo desenvolvida pro Bardin (1997). Como resultados tangíveis, foi possível notar que o futebol tornou-se objeto de apropriação do marketing a ponto dele interferir diretamente nos rumos do esporte. Contudo, ao se ligarem ao esporte e aos atletas, via patrocínio, as empresas também estão expostas a sofrerem revés em relação à sua imagem, pois quando este sofre com alguma mancha das instituições a ele ligadas também as empresas estarão vulneráveis as críticas. ...
Abstract
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
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