Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAraújo, Samuel Nascimento dept_BR
dc.contributor.authorRocha, Leandro Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Márcio Cardosopt_BR
dc.contributor.authorBossle, Fabianopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-14T03:23:44Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2318-5090pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267103pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: Este relato apresenta uma experiência pedagógica de ensino do badminton sustentada nas perspectivas de uma pedagogia crítica freiriana, visando superar limitações de ensino dos esportes em contextos escolares pautadas exclusivamente no aprimoramento técnico e na aptidão física, assim como potencializar a experimentação corporal dessa modalidade esportiva e a problematização de aspectos sociais, culturais e econômicos.OBJETIVO: Apresentar uma prática pedagógicas de Badminton para discutir uma proposta pedagógica crítica da educação física escolar. MÉTODOS: A realização desta prática pedagógica ocorreu com 68 estudantes de turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, uma da área rural e outra urbana, do município de Guarani das Missões (RS), no ano de 2019, tendo como duração um trimestre letivo com 20 aulas.RESULTADOS: Os estudantes vivenciaram a prática da modalidade de badminton, tendo nas rodas de conversa um excelente espaço de diálogos e reflexões críticas sobre aspectos históricos, econômicos e sociais que envolvem o badminton, políticas públicas de esporte e lazer do município e a cultura esportiva da região, marcada pela hegemonia do futsal e presença de uma monocultura esportiva na escola.CONCLUSÃO: A prática do badminton potencializou a reflexão crítica sobre a cultura esportiva local e permitiu que os estudantes se colocassem no centro do processo educativo por meio do diálogo e reconhecessem a problematização do contexto social como possibilidade de “ser mais”.pt_BR
dc.description.abstractBACKGROUND: This report deals with a pedagogical experience of teaching sports - Badminton - in order to overcome the limitations of teaching sports in school contexts based on performance and aptitude, but that this can be a central element for the experience of the modality and also for the knowledge production that allows contextualization of the phenomenon with social, cultural and economic aspects, based on the perspective freed by Paulo Freire.OBJECTIVE: Present a Badminton pedagogical practice to discuss a criticized pedagogical proposal School Physical Education.METHODS: His pedagogical practice took place with 68 students from the 8th and 9th grades of elementary school in two public schools, one in the rural and the other in the city of Guarani das Missões (RS, Brazil), in 2019, with a duration of one academic quarter with 20 lessons. RESULTS: The students experienced the practice of the badminton modality, having in the conversation circles an excellent space for dialogues and critical reflections on historical, economic and social aspects involving badminton, public policies of sport and leisure in the municipality and the sports culture of the region, marked by the hegemony of futsal and the presence of a sports monoculture at school.CONCLUSION: The practice of badminton allowed students to place themselves at the center of the educational process through dialogue, which led to critical debates regarding the sports practices that circulate in the community, and also allowed students to recognize themselves as having the possibility of “being more”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR,. Vol. 18, no.2 (2020), p. 93-99pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCritical pedagogyen
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectBadmintonpt_BR
dc.subjectBadmintonen
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectTeaching Experience Reporten
dc.titleA pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badmintonpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Badminton at school : reports from a public school’s pedagogical experienceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173529pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem