• Competências atitudinais do designer 

      Machado, Luciene; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (2022) [Capítulo de livro]
    • Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding 

      Silva, Denise Lopes da; Silva, Tania Luisa Koltermann da; Silva, Regio Pierre da; Scherer, Fabiano de Vargas; Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo (2020) [Capítulo de livro]
      O place branding consiste em uma área de atuação do design que tem como foco a diferenciação, por meio da identificação de potenciais competitivos, de lugares – países, cidades ou bairros. Para processos bem sucedidos nesse ...
    • Ecossistemas de inovação : o design e o designer interorganizacional 

      Ferreira, Fernando Souza; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (2020) [Capítulo de livro]
      Empreendedores têm se vinculado aos ecossistemas de inovação para sobreviver e prosperar nas adversidades do mercado. Em paralelo, o design hoje é reconhecido como um veículo de inovação corporativa e aceito como um agente ...
    • Educação para o empreendedorismo no design 

      Fraga, Paula Görgen Radici; Bernardes, Mauricio Moreira e Silva (2020) [Capítulo de livro]
      O empreendedorismo é um dos mais populares temas pesquisados e debatidos na sociedade. Essa perspectiva sobre o assunto propicia a criação de novas áreas de estudo e conecta o tema a outras disciplinas, entre elas o design. ...
    • O papel do design para startups segundo seus gestores 

      Canabarro, Ana Jéssica Mensch; Valentini, Bruno Guilherme; Ferreira, Fernando Souza; Linden, Júlio Carlos de Souza van der; Scomazzon, Paula (2020) [Capítulo de livro]
      Startups, por sua natureza inovadora, enfrentam diversas incertezas, devido ao modelo de negócio que se diferenciam dos convencionais. Neste contexto, o design tem o potencial de impactar um negócio muito além da estética, ...
    • A tomada de decisão do designer no processo de design 

      Capra, Andrea; Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der; Wolff, Fabiane (2021) [Capítulo de livro]
      Este capítulo apresenta um estudo exploratório desenvolvido com designers desenvolvedores de produto com o objetivo de identificar pontos de tomada de decisão e fatores influenciadores. Além das entrevistas com os designers, ...