• Cooperação e inovação em micro e pequenas empresas de moda 

      Giongo, Marina Anderle; Fraga, Paula Görgen Radici; Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (2018) [Capítulo de livro]
      Em diversos países as pequenas empresas são consideradas promotoras do crescimento econômico e da geração de emprego, sendo capazes de criar, transferir e explorar inovações. Inseridas neste contexto estão as mpes de ...
    • Design estratégico : uma contribuição metodológica aplicada ao design de moda 

      Nicchelle, Keila Marina; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (2017) [Capítulo de livro]
      O presente estudo, de natureza teórica, aborda o design estratégico como um sistema de conhecimento interdisciplinar, a fim de propor contribuições metodológicas aplicadas ao design de moda por meio de uma cultura de projeto ...
    • A percepção sobre o papel do design na construção de micromarcas de moda 

      Marques, Debora Idalgo Paim; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (2017) [Capítulo de livro]
      O presente capítulo aborda a percepção de microempresários a respeito do papel do design na construção de micromarcas de moda. Para atingir o objetivo proposto foi realizado um levantamento de alguns modelos de construção ...
    • Proposta de diretrizes no modelo de processo de desenvolvimento de produto (PDP) para a moda ética 

      Lima, Bruna Lummertz; Jacques, Jocelise Jacques de; Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo; Linden, Júlio Carlos de Souza van der; Ruthschilling, Evelise Anicet (2017) [Capítulo de livro]
      O presente estudo apresenta uma análise dos impactos da indústria da moda e de seu Processo de Desenvolvimento de Produtos (pdp) com objetivo de propor diretrizes para empresas de moda, que busquem melhorar seus processos ...
    • Reflexão sobre a evolução do consumo rápido no design de moda e o modelo hybrid fashion como alternativa sustentável 

      Machado, Luciene; Jacques, Jocelise Jacques de (2021) [Capítulo de livro]
      Considerando a moda e o consumo como conjuntos de processos socioculturais, tem-se como objetivo propor uma reflexão e discussão teórica sobre a evolução do consumo rápido na moda e o modelo Hybrid Fashion como alternativa ...