Mostrar registro simples

dc.contributor.authorIlha, Luís Augusto da Costapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Jose Luis Duartept_BR
dc.date.accessioned2010-11-06T04:22:09Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn1516-3660pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26589pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma abordagem que utiliza simulação para o estudo de empresas prestadoras de serviços. A abordagem é ilustrada através de um estudo de caso, realizado em uma empresa prestadora de serviços de manutenção de computadores. Utilizando a abordagem proposta, foi possível gerar cenários e simular os serviços prestados. O estudo possibilitou identificar (i) o melhor dimensionamento das equipes de front office e back office, (ii) a melhor distribuição dos funcionários, que conduz a maior produtividade, e (iii) a qualificação mais adequada para a equipe, que minimiza custos operacionais. Também foi possível realizar uma análise do lead-time, o que permitiu identificar as operações críticas e estabelecer um plano de melhorias para agilizar o atendimento ao cliente.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a simulation based approach for the study of service companies. The approach is illustrated through a case study conducted on a personal computer maintenance company. Using the proposed approach, it was possible to create scenarios and to simulate the maintenance service. The study allowed the identification of: (i) the best size for the front and back office teams, (ii) the best distribution for front/back office employees, which conduct to an increase in productivity, and (iii) the appropriate quality level for the service team, which conducts to a reduction in operational costs. It was also possible to perform an analysis of lead-times, which allows to identify the critical processes and to establish an improvement plan.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofProduto & produção. Vol. 6, n. 2 (jun. 2002), p. 19-30pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrestação de serviçospt_BR
dc.subjectServicesen
dc.subjectModellingen
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectSimulationen
dc.subjectProductivityen
dc.titleOtimização de equipes de prestação de serviços : um estudo de caso na área de suporte à micro informáticapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000432558pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples