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dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorSchreiber, Eduardo Fontespt_BR
dc.date.accessioned2010-10-30T04:20:00Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26516pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda conteúdos sobre a opção profissional das pessoas pelo trabalho no setor público e os motivos de ingresso e permanência na função. Aborda também aspectos referentes às dificuldades do mercado de trabalho, a opção pela área pública, motivação e satisfação das pessoas com o trabalho e o que as faz permanecer no setor público. Esses conteúdos serviram de base pra responder a questão que motivou esta pesquisa: “Será que as expectativas e os motivos que levam algumas pessoas a optarem pelo serviço público permanecem, ao longo do tempo, como fatores de satisfação e permanência? Ou seja, será que após o ingresso na carreira pública, as expectativas iniciais se mantém, ou se transformam, com o passar do tempo, em fatores de desmotivação ou frustração no trabalho?” Para analisar os dados utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo, viabilizada por dez entrevistas semi-estruturadas, gravadas e posteriormente transcritas. Verificou-se que os motivos de ingresso e permanência se repetem, com exceção de uma que justifica apenas a opção pelo ingresso no setor público (influência dos pais). Os motivos mais citados foram a estabilidade e segurança, o salário e os benefícios e condições de trabalho. Com relação aos fatores de motivação no trabalho, apareceram o dinamismo da rotina, uma rotina desafiadora, participativa, colaborativa; possibilidade de criar, propor, inovar e executar idéias e soluções que possam, de alguma forma, melhorar processos e/ou resultados. Já no que se refere aos fatores de desmotivação ou frustração no trabalho, foi citado por quase todos a questão da burocracia e da hierarquia, que são próprias do setor público, mas que acabam por ser um entrave na celeridade dos processos e na agilidade das decisões. De uma modo geral, no que concerne à satisfação e realização com o trabalho, foi possível notar que há um sentimento geral de felicidade, realização pessoal e profissional, satisfação com o trabalho e, mesmo com o passar dos anos, as pessoas ainda estão bastante motivadas com seu trabalho. Dessa forma pode-se concluir que as expectativas e motivações iniciais, que influenciam a escolha pelo trabalho no setor público, acabam se constituindo, sim, com o passar do tempo, em fatores de permanência.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectServidores publicospt_BR
dc.titleServiço público como opção profissional : o caso dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000752578pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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