• Aprendizagem de frações no ensino fundamental 

      Sá, Fernanda Bartz de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ...
    • Um diário de classe : memórias de uma professora primária 

      Souza, Maria Gabriela Pires de (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A história de vida de uma mulher carrega em si muitas vozes. Vozes que se tentou apagar. Mas, uma voz, um testemunho de vida, pode recuperar os acontecimentos de uma época. Estudar e escutar as vozes que foram silenciadas ...
    • Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica 

      Machado, André Ferreira (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Tomando-se como base experiências vividas em sala de aula e constatações realizadas por outros autores e colegas, percebe-se que uma dificuldade dos estudantes do Ensino Fundamental em relação à aprendizagem de números ...
    • Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas 

      Silva, Taís da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste estudo são enfatizados aspectos históricos e abordagens didáticas relativos às frações, tendo em vista a teia de sentidos e significados a que estão ligadas, em particular os de medida, quociente e razão. Através de ...
    • Olhares sobre a Educação de Jovens e Adultos : o ensino de Frações atrelado a situações cotidianas e ao uso de tecnologias 

      Ramos, Felipe Santos (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos os quais a investigação de problemas, atrelados a situações cotidianas, com o uso de tecnologias, contribui para a compreensão do estudo de frações e suas concepções (ou ...