• Aplicação de vídeo no ensino da matemática 

      Franco, Guilherme Zollim (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho foi realizado com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, e buscou observar e analisar como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ...
    • Aprendizagem através da construção de jogos 

      Silva, Daiana Ferreira Félix Becker da (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho visa examinar a relevância da construção de jogos matemáticos em sala de aula, como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática. Tal exame, orientado por referenciais teóricos sobre o assunto, tem ...
    • Competência leitora e desempenho acadêmico em matemática : confluências e consequências 

      Pereira, Lucile da Rosa (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho trata das confluências entre as habilidades demandadas pela competência leitora e as habilidades requeridas em matemática, bem como das consequências das práticas de leitura para o desempenho acadêmico em ...
    • O ensino e a aprendizagem de matemática via projetos : construção de uma churrasqueira em uma escola estadual de Porto Alegre 

      Silva, Gabriel Farias e (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de pesquisa sobre a aprendizagem baseada em projetos, no contexto de uma escola estadual de ensino fundamental, na cidade de Porto Alegre – RS, nasceu a partir de uma insatisfação do autor com o uso generalizado ...
    • O estudo de função Afim na EJA utilizando modelagem matemática 

      Muniz, Leonardo Gabriel Nogueira (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso propõe o uso de Modelagem Matemática aplicada ao ensino do conteúdo de Função Afim na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram desenvolvidas atividades com intuito de facilitar aos ...
    • Explorando o conceito de área com o tangram 

      Berger, Carolina Chiarelli (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho investigou-se o Tangram como auxilio no ensino-aprendizagem do conceito e do cálculo de áreas e identificou-se indícios de aprendizagem. Para responder a essa questão, foi desenvolvida uma sequência didática ...
    • A intuição e a imaginação na aprendizagem do infinito 

      Silveira Filho, Jairo Luiz (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho analisamos as dificuldades envolvidas na aprendizagem do infinito relacionando-as com a evolução desse conceito ao longo da história. Para isso, propomos uma experiência didática inspirada na pesquisa de ...
    • Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História? 

      Toujá, Phillip Wahlbrink (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma análise de questionários respondidos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Tal análise tem por objetivo a busca de pistas acerca do que os alunos pensam sobre o que é matemática e qual a ...
    • Matemática e teatro : um olhar sobre o desenvolvimento de competências no processo de construção de peças teatrais com enredos matemáticos 

      Führ, Lucas (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho cujo tema é Matemática e Arte, especificamente, Matemática e Teatro, e trata-se de uma pesquisa sobre seis competências elencadas nos documentos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que precisam ser ...
    • Modelagem matemática no ensino integral 

      Aguiar, Mariana Braun (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho busca estabelecer aproximações entre Modelagem Matemática e Ensino Integral, realizando um aprofundamento teórico, através de Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) e Arroyo (2012), e a análise ...
    • O modelo pedagógico de Maria Montessori : uma releitura de suas práticas para o ensino de matemática 

      Silva, Samanta Stein da (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre a pedagogia proposta por Maria Montessori no século XIX e sobre as possibilidades de adequação de seus princípios, particularmente com ênfase na aprendizagem de matemática. Foram ...
    • Movimentos da explicação : experiências errantes com a matemática escolar 

      Alves, Victória Corrêa (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho busca ressonâncias entre as formas da explicação (CAMARGO, 2011) e a noção de errância (KOHAN, 2015). No contexto da tradução de signos (DELEUZE, 2010), observamos a manifestação de signos mundanos com as ...
    • Pensando no infinito para entender cálculo : uma visão de professores sobre a introdução ao cálculo no Ensino Médio 

      Silva, Guilherme Porto da (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta a identificação e a analise de alguns fatores que geram dificuldades de aprendizagem dos conceitos de função, continuidade e infinito, presentes nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. ...
    • Reflexões sobre o cotidiano escolar e a relação dos alunos com o saber 

      Dergam, Maria Josefina Dutrenit (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho investiga, a partir de uma prática de ensino aprendizagem em matemática, se é possível provocar em estudantes reflexões no que concerne às suas relações com o saber e com o ato de aprender matemática. As ...
    • Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática 

      Correa, Matheus Lima (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo responder sua pergunta norteadora: Como o uso de smartphones pode contribuir no processo de aprendizagem de Matemática? Para tanto, propôs-se analisar o uso de smartphones em sala de ...
    • O uso de vídeos no ensino de matemática e a tecnologia na sala de aula 

      Michael, Ricardo Nunes (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      No presente trabalho de Conclusão de Curso apresento uma série de experiências que buscam entender e avaliar como é possível a aplicação de vídeo aulas como uma alternativa válida para o ensino de Matemática no Ensino ...