• Técnicas estatísticas de pesquisa de mercado aplicadas ao processo de desenvolvimento de produto 

      Frota, Kátia Marques da (2005) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Com a crescente globalização, as empresas passaram a dar grande importância ao desenvolvimento de produtos, pois para entrarem no mercado cada vez mais competitivo, elas estão priorizando a opinião do consumidor, e a partir ...
    • A matemática é uma arte uma proposta de ensino explorando ligações entre arte e a matemática 

      Chaves, Diego Romeira Cigaran (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma proposta de contextualização para o Ensino de Matemática, explorando números reais e conceitos de geometria. Para a elaboração dessa proposta, procurou-se a inserção em um contexto que despertasse ...
    • Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental 

      Bortoletti, Anderson de Abreu (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Na disciplina de Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I, foi preparado e, aplicado, um módulo de ensino a respeito dos números reais. A partir dessa experiência, surgiu o interesse em pesquisar a respeito da ...
    • A formação em tecnologia informática nos cursos de licenciatura em matemática 

      Jover, Renato Schneider Rivero (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho consiste em uma pesquisa documental, feita principalmente via Internet, em sítios oficiais das universidades federais brasileiras, com o objetivo de analisar como está sendo feita a formação em Informática ...
    • Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática 

      Serres, Fabiana Fattore (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      No presente Trabalho de Conclusão de Curso apresento um estudo de caso que busca investigar possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática. Descrevo a dinâmica do trabalho ...
    • Resolução de problemas : uma alternativa para o ensino de funções : 100 problemas propostos 

      Backes, Lucas Henrique (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho trata da aplicação da metodologia de resolução de problemas como uma alternativa para o ensino de funções no Ensino Médio, visto que a resolução de problemas é um meio de pôr a ênfase no aluno e em seus ...
    • Uma discussão sobre generalizações no ensino fundamental 

      Baltazar Junior, Rene Carlos Cardoso (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Embora não haja um consenso entre os educadores sobre o que é generalização, todos reconhecem sua importância e seu papel na Educação Matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir esses pensamentos no ...
    • Modelagem matemática e temas transversais : mais uma possibilidade 

      Martins, Simone da Silva (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma alternativa para o ensino da matemática que busque integrar os conteúdos trabalhados nesta disciplina à realidade, procurando desta forma contribuir para a formação de ...
    • Análise de ambientes de aprendizagem no ensino de geometria espacial 

      Becker, Mateus Henrique Oba (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresentará uma classificação baseada no texto Cenários para Investigação de Ole Skovsmose, para as diferentes questões de Matemática. A partir do relato de 7 encontros realizados durante minha experiência ...
    • Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais 

      Magro, Juliana Zys (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho parte da questão: por que a função real de uma variável real y = ax, só é definida se a > 0 e a ≠ 1? Para respondê-la analisa e questiona resultados obtidos na calculadora. O texto trata do uso da calculadora ...
    • Hqs e matemática 

      Moraes, Priscila (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Através deste trabalho, mostro a possibilidade de aliar histórias em quadrinhos (HQs) à aprendizagem de matemática, uma vez que este gênero literário, além de divertir, pode servir de base para que os estudantes desenvolvam ...
    • Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros 

      Meister, Julio César (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo, através do método da Engenharia Didática, destaca algumas dificuldades na compreensão dos números inteiros por alunos da sexta série do ensino fundamental. Através da análise de autores atuais que estudam este ...
    • O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio 

      Ballejo, Clarissa Coragem (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Devido a uma certa barreira existente nos alunos em relacionar as funções polinomiais e seus respectivos gráficos, muitos deles concluem o Ensino Médio sem compreender tais relações. Assim, este trabalho de pesquisa busca ...
    • Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática 

      Santos, Pedro Moiano Escobar dos (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Nos dias de hoje, conhecimentos na área de informática são extremamente importantes. Além disso, as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis à população e aumentam as possibilidades de sua utilização no ambiente ...
    • Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 

      Amorim, Luiza Depieri (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho apresentará uma análise de algumas questões referentes à prova de matemática do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, avaliando quais as competências e as habilidades, apresentadas na sua Matriz de Referência, ...
    • Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries 

      Espinosa, Carlos Eduardo (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente estudo teve por objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de aprendizagem, especialmente os relativos à construção do conceito, à compreensão do significado e à ordenação dos números decimais de ...
    • Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções 

      Baraldo, Bruno (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pretende apresentar algumas razões que apontam para a necessidade e viabilidade de um ensino de funções que desenvolva o chamado Pensamento Variacional do aluno. Para isso, mostraremos algumas produções de ...
    • Uso de objetos digitais de aprendizagem na constituição de conceitos de geometria plana e na constituição da percepção espacial 

      Silva, Milena Wollmann da (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo estudar o uso de objetos digitais de aprendizagem como apoio na aquisição de conceitos de geometria euclidiana plana e no desenvolvimento da representação e visualização espacial. Como ...
    • Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa) 

      Cunha, Igor Guilherme da (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da utilização do objeto de aprendizagem Liga Matemática, no que diz respeito à problematização de conceitos de matemática. Quero com este trabalho mostrar que podemos criar ...
    • Construindo FRAC-SOMA 235, e conhecimento, no ensino básico 

      Pereira, Maria Carolina (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A utilização de materiais manipulativos tem apresentado contribuições no ensino-aprendizagem de matemática. Por este motivo associou-se esta prática, a partir do material FRAC-SOMA 235 da autoria de R. R. Baldino, ao ensino ...