• Equipamento de auxílio na maturação de frutas para uso doméstico 

      Cargnin, Lucas Generali (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propõe o desenvolvimento de um equipamento de auxílio na maturação de frutas com foco no uso doméstico, contribuindo para a redução do desperdício. A primeira etapa (TCC1) é ...
    • Equipamento de auxílio para triagem por cor de tampas poliméricas em situação de pós-consumo 

      Caldovino, Greice Carvalho (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um equipamento automatizado para auxílio na triagem por cor de tampas poliméricas em situação de pós-consumo. Tendo como objeto de estudo o Programa socioambiental ...
    • Equipamento de consumo de água para gatos domésticos urbanos 

      Dall'agnol, Gabriela Conterno (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso (TCC) propõe o desenvolvimento de um produto de consumo de água para gatos domésticos. Os objetivos centrais do projeto consistem em identificar os principais problemas relacionados ao ...
    • Equipamento de prevenção e proteção contra incêndio 

      Hansen, Moisés Reinaldo (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso em Design tem como objetivo o projeto de um equipamento de prevenção e proteção contra incêndio específico para o uso residencial. Inicialmente, é apresentada a estruturação das etapas ...
    • Equipamento para exposição de artigos de vestuário no varejo 

      Miranda, Isabela Link de (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este projeto, elaborado durante o Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), teve o intuito de criar um mobiliário versátil para lojas de vestuário que se ...
    • Esfinge caduca : criação de jogo físico de estratégia 

      Mörshbächer, Lucas Gelásio (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Design Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Sul consiste no desenvolvimento do projeto de jogo físico de estratégia para o público juvenil e adulto. O objetivo principal ...
    • Estímulo a experiências sociais : desenvolvimento de um aplicativo para busca e compartilhamento de eventos 

      Martini, Rafael Ferreira (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho busca desenvolver o projeto da Interface do Usuário de um aplicativo para smartphone que possibilite aos usuários buscar e compartilhar eventos em sua cidade a fim de estimular novas experiências bem ...
    • Estrutura modular para atrações itinerantes diversas 

      Cruz, Patrícia Franke da (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo, desenvolvido ao longo do trabalho de conclusão do curso de Design de Produto da UFRGS, tem como objetivo desenvolver uma estrutura modular que atenda a diversos segmentos de atrações itinerantes de pequeno ...
    • Estudos para um interface mobile baseada na indexação do conteúdo de podcasts 

      Vaz, Fabricio Vidor (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este projeto busca desenvolver uma nova proposta de uma interface para um aplicativo para podcasts em dispositivos móveis, com base na tecnologia de transcrição e indexação do conteúdo em áudio para texto. A ideia parte ...
    • Excelência : design de jogo de tabuleiro para aprendizado de processos políticos 

      Pereira, Leônidas Soares (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Jogos possuem um grande potencial expressivo pela sua capacidade singular de apresentar conceitos de forma interativa. Este trabalho visa explorar este potencial ao propor o desenvolvimento de um jogo analógico com uma ...
    • Experiência informativa : jogo imersivo sobre figura histórica 

      Chittó, Sarah Spinato (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Produto explora a temática de experiências significativas através de jogos imersivos e tem como objetivo aproximar a Arte das pessoas de uma forma lúdica através de ...
    • O Fazedor de Rio : projeto de livro infantil ilustrado 

      Cunha, Betina Valadão (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este projeto tem como intuito desenvolver um livro infantil ilustrado de forma inte-grada, pensando ilustrações, diagramação e forma como um conjunto unificado, em que a temática é educação ecológica voltada para crianças ...
    • Ferramenta de aprendizado para desenho téncico 

      Silva, André Feijó da (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O Desenho Técnico é uma disciplina necessária em diversos currículos acadêmicos. É uma habilidade adquirida por profissionais do Design, da Arquitetura, da Engenharia. É fundamental para o desenvolvimento da imaginação e ...
    • Ferramenta digital para agendamento de atendimento médico em unidades de saúde 100% SUS 

      Ziegler, Alex Mariani (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O agendamento de consultas de especialidade médica é um processo altamente dependente de instâncias burocráticas, a despeito dos grandes avanços tecnológicos que ocorreram em nossa sociedade nas últimas décadas. Visando ...
    • Ferramentas para a consulta de padrões de uso para dispositivos móveis 

      Schmitt, Guilherme Fernandes (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão busca desenvolver o projeto de uma ferramenta para computador que permita o acesso aos diferentes padrões de uso em dispositivos móveis, juntamente com suas aplicações e recomendações. O projeto ...
    • Flashback : plug-in para proporcionar experiências emocionais a partir da conexão entre streaming de música e mídia sociais 

      Fritzen, Cristiano Cardoso Oliveira (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      As mídias sociais e os serviços de streaming de música surgiram e evoluíram com o avanço tecnológico, consolidando-se como parte da vida das pessoas, armazenando quantidades exponenciais de dados sobre seus comportamentos, ...
    • Food design : os doces como registro na memória afetiva dos gaúchos 

      Costa, Mariana Soares da (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A culinária de uma região, para além do seu valor nutricional, diz muito sobre a identidade do povo que a habita, fazendo parte do seu patrimônio cultural imaterial. Este trabalho tem como objetivo buscar formas de valorizar ...
    • Fotografia para crianças : o livro incentivando o interesse pela fotografia 

      Martins, Raquel Quintana (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem por finalidade o desenvolvimento do projeto gráfico de um livro infantil que incentive o interesse de crianças de seis a oito anos pela fotografia. Ele está dividido metodologicamente em duas partes, ...
    • Game design : empatia através de jogos digitais 

      Froehlich, Ingrid Seligman (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O mercado de jogos digitais vem crescendo muito nos últimos anos. Entre tanto, muitos jogos ainda não tratam sobre questões importantes que ocorrem na sociedade contemporânea. Neste trabalho, procura-se trazer conceitos ...
    • Garupa : a promoção da sustentabilidade através da co-criação de um acessório para bicicleta 

      Meditsch, Alice de Oliveira (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo desenvolver um acessório para bicicleta nos preceitos da sustentabilidade, na sua compreensão original e abrangente. Para isso, buscouse a valorização da mão de obra local, utilizando o ...