• Análise de jogos de RPG em mesas virtuais 

      Prass, Henrique Luiz Telles da Silva (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Os jogos de RPG de Mesa são uma forma de entretenimento que pode ser considerada bastante complexa. Através do uso de aplicativos de Mesas Virtuais é possível analisar vários aspectos relacionados às simplificações adotadas ...
    • Análise de medidas biométricas em jogos de realidade virtual 

      Souza, Gustavo Laguna de (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Usamos realidade virtual de forma a passar a sensação de imersão e realidade a um indivíduo em uma aplicação de tempo real. Apesar do conceito ser antigo, a sua viabilidade e disponibilidade para a população é um conceito ...
    • Análise sobre proteção contra trapaças em jogos online com o uso de inteligência artificial 

      Grellert, Denyson Jurgen Mendes (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      As trapaças em jogos eletrônicos são um problema de longo tempo, quase tão velho quanto o próprio surgimento dos mesmos. Combater esse tipo de comportamento é bené- fico para a comunidade de jogadores como um todo, assim ...
    • Analysis and development of a game of roguelike genre 

      Silva, Ciro Gonçalves Plá da (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Games are primarily a source of entertainment, but also a substrate for developing, testing and proving theories. When video games started to popularize, more ambitious projects demanded and pushed forward the development ...
    • Biblioteca para desenvolvimento de jogos para Nintendo DS 

      Santos, Thiago Auler dos (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Nas últimas décadas, percebe-se um avanço considerável na temática de jogos eletrônicos. Mesmo depois de enfrentar algumas crises, hoje este é um dos setores mais produtivos e rentáveis no mundo. Junto a isso, as atenções ...
    • Blind counter-strike : um jogo de FPS para deficientes visuais 

      Costa, Diogo (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Durante as últimas décadas o mundo dos jogos eletrônicos sofreu uma profunda revolução com o avanço tecnológico. Entre as sub-áreas que se beneficiaram com isso se incluem a melhora significativa na renderização de gráficos, ...
    • Candy castle : um jogo sério para pacientes com diabetes 

      Jullien, Matheus de Oliveira (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      “Jogos sérios” tem primeiramente a função de educar e treinar, e em segundo lugar, divertir. Nesse trabalho é introduzido o Candy Castle, um “jogo sério” usado para o tratamento do diabetes e para o ensino de um estilo de ...
    • "Classics grandmaster" : um jogo digital sobre jogos lógicos de tabuleiro inspirado no programa de extensão LoBoGames 

      Schwingel, Andrei Michel (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O Classics Grandmaster é um jogo digital que exercita o raciocínio lógico do jogador através da aprendizagem de vários jogos lógicos de tabuleiro conhecidos. Esses jogos são organizados em uma sequência de dificuldade ...
    • Estudo sobre a colaboração em exergames : o modo colaborativo do Running Wheel 

      Silva, Rodrigo Nunes Moni da (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Nos dias atuais, os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano de diversas pessoas, que buscam diversão, distração, entre outros motivos. Entretanto, a maioria deles não estimula fisicamente os jogadores, o que acaba ...
    • Gerador genérico de jogos de RPG 

      Centeno, Marco Düren (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O RPG é gênero de jogos cuja importância e representatividade é muito grande. O jogo consiste em uma aventura em que os jogadores interpretam papéis de heróis em suas jornadas e suas regras são bastante computacionais. Há ...
    • A história e contribuição dos jogos e consoles de videogame para a sociedade e a computação 

      Pittol, Gabriel Luis Duarte (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo visa mostrar que videogames não são apenas entretenimento e têm grandes impactos sociais e econômicos nas vidas de pessoas que tanto jogam quanto não jogam videogames. Videogames já existem há muito tempo, com ...
    • Influência da propriocepção na memória espacial : um estudo com jogos imersivos e convencionais 

      Saldanha, Elias Osterlund (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Com o advento da realidade virtual comercialmente viável e disponível para o consumidor em larga escala, perspectivas previamente visitadas podem ser reconsideradas. Atualmente, a indústria do entretenimento influencia ...
    • Presença, usabilidade, diversão e conforto em jogos de realidade virtual : um estudo com usuários 

      Rachevsky, Douglas Cavalli (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como base a criação e avaliação de um jogo de realidade virtual (RV), cujos resultados poderão auxiliar os desenvolvedores e pesquisadores da área de jogos na criação de diretrizes para melhorar experiências ...
    • Real-Time computer game recoloring for dichromats 

      Violato, Júlia Peixoto (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      The ability to correctly perceive and differentiate colors is crucial for a wide variety of day-to-day activities. In video games, colors are often used to communicate important information to the players. For instance, ...