• Além da maldita herança : o processo colaborativo como via da autonomia do ator 

      Rocha, Thainan da Silva (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem por objetivo pensar a importância da autonomia do ator no desempenho do seu ofício como via para possibilitar uma maior liberdade de criação. Tendo como referência o processo de montagem do espetáculo ...
    • O ator anfitrião : uma perspectiva festiva sobre atuação 

      Ferreira, Lauro Francisco Fagundes (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Qual o papel do ator na cena contemporânea? Sob uma perspectiva plural e diversa, onde múltiplas propostas convivem sem anular-se, a atuação já não é mais definida pela construção da personagem ou por um estilo específico. ...
    • "Ator-decompositor : análise da função decompositora na cena” 

      Lima, Rafael Bricoli (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa tem por ob jetivo analisar a criação do trabalho Devir Animal o animal em mim está vivo, lúcido e rosnando buscando associar a feitura do trabalho cênico com o contexto da realidade brasileira em que o trabalho ...
    • Ator folião : prazer, festa e encontro 

      Aliprandini, Sandro Vaccari (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho propõe a noção de Ator Folião para pensar um estado de atuação que articule criação teatral e carnaval, a partir da vivência dos blocos de rua do Rio de Janeiro e do processo criativo do espetáculo Cinza Tropical ...
    • A atriz dramaturga e a autoficção no espetáculo "Matrizes : avós, regalos e sobremesas" 

      Fervenza, Marina dos Santos (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho procura investigar a função de atriz dramaturga em construção autoficcional na criação do espetáculo “Matrizes: Avós, Regalos e Sobremesas”, considerando, a partir de uma perspectiva teórico-prática, ...
    • Atuar brincando : os benefícios do jogo para diminuição da ansiedade em cena 

      Garrido, Laura Porawski (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo falar sobre os benefícios da utilização de jogos e brincadeiras para diminuir a ansiedade e o nervosismo dos atores em cena. Para isso será trazido como exemplo o trabalho de estágio da ...
    • Uma autobiografia autorizada sobre a atuação em Moscas e Remontagem 

      Dutra, André Luiz Varela (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta monografia estuda o trabalho do ator em uma perspectiva autoetnográfica, a partir da minha experiência nos processos de criação de dois espetáculos teatrais: Moscas (2015) e Remontagem (2017), ambos realizados na ...
    • A autonomia da atuação : processos de criação híbridos 

      Lorenzi, Renata Cáceres (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa surge de minhas reflexões sobre a autonomia da atuação nos processos de criação híbridos dos quais participei durante a pandemia do COVID-19 e, para isso, trarei a pesquisa de Dubatti sobre convívio e tecnovívio ...
    • Carnavalização da atuação : vivências entre o teatro e a festa 

      Ferreira, Bruna Avila (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pensa a possibilidade de uma atuação carnavalizada a partir da experiência vivenciada pela autora no carnaval de blocos de rua, na cidade do Rio de Janeiro, em uma oficina e em um processo de montagem teatral. ...
    • Construindo Norman : o processo de criação do personagem 

      Vittola, Frederico Hamann (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A monografia a seguir analisa os processos de composição de “Norman Bates”, personagem da peça “Velhos Hábitos”, apresentada na disciplina de Estágio em Atuação da faculdade de Teatro da UFRGS em 2019. A partir da retomada ...
    • O corpo festivo na criação cênica 

      Meine, Ricardo Mielczarski (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho propõe a noção de Corpo Festivo na cena teatral, a partir de experiências de criação cênica vividas pelo autor, em espetáculos desenvolvidos na graduação em Teatro, com Habilitação em Interpretação Teatral, da ...
    • Encontro de si : o processo de uma atriz em formação 

      Santos, Mariana Fernandes dos (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho analisa o processo de formação da atriz e autora do mesmo, desde seu primeiro contato com o teatro até o final da graduação. Em um primeiro momento, é relatado o desconforto ao atuar e falta de crença no próprio ...
    • Eu, Ofélia e Julieta : entre depoimento e criações de personagem em Ainda nem amanheceu 

      Rhoden, Eduarda Ferla (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho busca analisar a pluralidade de referências presentes na realização do vídeo-espetáculo Ainda nem amanheceu e o processo de criação das personagens Julieta e Ofélia em composição com o relato da atriz ...
    • Experiências de atuação em teatro e kpop 

      Bonato, Renata Daneluz (2024) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse trabalho procura entender e fazer uma relação entre atuação no teatro e no kpop, tendo por ponto de partida experiências vividas pela autora, tanto no teatro quanto no kpop, se valendo de uma viagem para a Coréia do ...
    • “Fica, vai ter bolo” : a possibilidade e potência do encontro nos espetáculos online 

      Greve, Marina Diesel (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Qual a real possibilidade de que o encontro ocorra em um espetáculo online? O que poderia ser feito para que o encontro acontecesse? O presente trabalho procura discutir o processo de criação do espetáculo teatral online ...
    • O horror no teatro sob a ótica do trabalho de um ator no espetáculo "Asfixia" 

      Palma, Renê Cristian Trindade (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A presente pesquisa explora a atuação no gênero do horror que tem como objetivo causar uma profunda afetação no público. Inspirada pelos estudos do filósofo Noel Carroll sobre o horror artístico, a investigação buscou ...
    • A noção rítmica-corporal como ferramenta para o trabalho de atuação 

      Goldenberg, Alexei Cardoso (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse estudo teórico-prático tem como tema principal o papel do ritmo no trabalho de atuação. O objetivo é buscar um maior entendimento sobre seu lugar de ação partindo de questões como: O que é Ritmo? Onde ele se encontra ...
    • Um olhar sobre a comicidade no espetáculo A coisa 

      Costa, Thiago Pereira da (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O que torna um espetáculo teatral realmente engraçado? Qual a jornada do ator para extrair risadas sinceras do público? O presente trabalho busca refletir sobre a comicidade contida no espetáculo teatral A COISA. Tomando ...
    • Pontos de tensão : desafios para o ator contemporâneo na obra de Nelson Rodrigues 

      Miranda, João Claudio Petrillo (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso parte da adaptação da peça O Beijo no Asfalto (1961), do autor pernambucano (radicado no Rio de Janeiro) Nelson Rodrigues. O resultado desta adaptação originou o monólogo O Beijo ...
    • Preparação para o protagonismo compartilhado : descobertas e desafios através das experiências de um ator-jogador 

      Brochier, Gabriel (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse trabalho investiga mecanismos, técnicas, exercícios e outras formas de preparação da atuação, bem como compartilhar experiências pessoais, durante a criação e apresentação do que o autor chama de espetáculo-jogo. ...