Show simple item record

dc.contributor.authorSecchi, Morganapt_BR
dc.contributor.authorPadilha, Ana Claudia Machadopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Marcelino dept_BR
dc.date.accessioned2023-08-31T03:33:58Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2317-949Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264193pt_BR
dc.description.abstractO termo inovação tem sido cada vez mais utilizado para descrever o comportamento no setor do turismo, sendo que a cooperação se apresenta como uma alternativa para as empresas sobreviverem no mercado. O objetivo deste estudo é identificar as facilidades e dificuldades da cooperação para inovação dos empreendimentos turísticos que integram a Rota Vale da Cerveja (RTVC) em Santa Catarina. Como procedimentos metodológicos optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa e quantitativa, com pesquisas dos tipos descritiva e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas através de um questionário, com os oito responsáveis dos empreendimentos turísticos que integram a rota. Para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se a técnica análise de conteúdo proposta por Bardin e os softwares Microsoft® Excel™ e IRAMUTEQ. As informações coletadas foram tabuladas e as respostas apresentadas no formato de quadros e tabelas. Como os principais resultados destacam-se que, os relacionamentos cooperativos possibilitam diversas alternativas para as empresas, que se estiverem sozinhas levariam mais tempo para conseguir. Essas relações associadas a uma rota e a inovação, torna-se um indicador importante para a competitividade das empresas no mercado, considerando-se que as interações entre diferentes atores desempenham função-chave no desenvolvimento inovativo.pt_BR
dc.description.abstractThe term innovation has been increasingly used to describe behavior in the tourism sector, and cooperation is presented as an alternative for companies to survive in the market. The objective of this study is to identify the facilities and difficulties of cooperation for innovation of tourism enterprises that are part of the Beer Valley Route (RTVC) in Santa Catarina. As methodological procedures, a qualitative and quantitative research approach was chosen, with descriptive and exploratory research. Data were collected through interviews through a questionnaire, with the eight people responsible for the tourist enterprises that make up the route. For data analysis and interpretation, the content analysis technique proposed by Bardin and the Microsoft® Excel™ and IRAMUTEQ software were used. The information collected was tabulated and the answers presented in the form of charts and tables. As the main results stand out, cooperative relationships allow several alternatives for companies, which if they were alone would take longer to achieve. These relationships, associated with a route and innovation, become an important indicator for the competitiveness of companies in the market, considering that interactions between different actors play a key role in innovative development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesafio Online. Campo Grande. Vol. 11, n. 2 (maio/ago. 2023), p. [247]-269pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectBeer Routeen
dc.subjectTourismen
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectTurismo ruralpt_BR
dc.subjectCooperative relationshipsen
dc.subjectCervejapt_BR
dc.titleFacilidades e dificuldades da cooperação para inovação : uma análise dos empreendimentos turísticos que integram a Rota Cervejeira em Santa Catarinapt_BR
dc.title.alternativeFacilities and difficulties of cooperation for innovation : an analysis of tourist enterprises that integrate the Beer Route in Santa Catarinaen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001174805pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record