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dc.contributor.advisorPadula, Antonio Domingospt_BR
dc.contributor.authorJacques, Ionéia Aparecida Lenapt_BR
dc.date.accessioned2010-10-08T04:19:37Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26248pt_BR
dc.description.abstractA sociedade de um modo geral, e em especial as organizações voltadas para o lucro, estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, com aceleradas mudanças econômicas, políticas e sociais, que causam distanciamento das pessoas. Estudar o comportamento organizacional em uma instituição como o Banco do Brasil tem sua importância destacada por trata-se de uma instituição bicentenária fortemente presente na vida de todos os brasileiros. O presente estudo enfoca os fatores motivacionais presentes no comportamento organizacional em uma agência do Banco do Brasil, sendo realizada a pesquisa na agência Pelotas. O trabalho iniciou-se com um levantamento do referencial teórico sobre motivação, fundamentos e variáveis que atuam na formação do comportamento organizacional, sob o ponto de vista de vários autores. A pesquisa por meio de entrevista com os funcionários da agência Pelotas possibilitou levantar percepções dos indivíduos sobre fatores que os motivam e seu envolvimento com a equipe da agência. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, especificamente uma agência do Banco do Brasil, a forma de coleta de dados foi a entrevista estruturada com os membros da equipe, abordando dois grupos de respondentes. Respondentes do grupo 1 pertencem ao nível gerencial/negocial, são gerentes de módulos negociais e gerentes de módulos de atendimento, enquanto os respondentes do grupo 2 são os funcionários da área operacional, assistentes de negócios, caixas executivos e escriturários.. Os dados obtidos através das entrevistas foram analisados por meio de comparação com o referencial teórico, buscando motivação teórica para cada tipo de comportamento retratado nas entrevistas. Sem a pretensão de esgotar o assunto, o objetivo principal do trabalho é levantar os problemas de comportamento organizacional percebido nos dados coletados de modo a possibilitar um futuro estudo baseado na alteração de estilo de gerencia e até mesmo para a instituição desenvolver uma pesquisa mais aprofundada sobre comprometimento organizacional. Através da analise das entrevistas foi possível constatar a base do problema e vislumbrar algumas mudanças práticas para melhorar o ambiente de trabalho e o sentimento pessoal de cada trabalhador em relação a agência e à organização.pt_BR
dc.description.abstractThe society in a general way, and in special the organizations directed toward the profit, is inserted in a highly competitive environment, with sped up economic changes, social politics and, that cause distance of the people. To study the organizational behavior in an institution as the Bank of Brazil has its importance detached for is about strong present a bicentennial institution in the life of all the Brazilians. The present study it focuses the motivations factors gifts in the organizational behavior in an agency of the Bank of Brazil, being carried through the research in the agency Pellets. The work was initiated with a survey of the theoretical reference on motivation, beddings and variable that act in the formation of the organizational behavior, under the point of view of some authors. The research by means of interview with the employees of the agency Pellets made possible to raise perceptions of the individuals on factors that motivate them and its involvements with the team of the agency. The used method of research was the case study, specifically an agency of the Bank of Brazil, the form of collection of data was the interview structuralized with the members of the team, approaching two groups of respondents. Respondents of group 1 belong to business the management, are controlling of business and controlling modules of attendance modules, while the executive respondents of group 2 are the employees of the operational area, business-oriented assistants, boxes and clerks. The data gotten through the interviews had been analyzed by means of comparison with the theoretical reference, searching theoretical motivation for each type of behavior portrayed in the interviews. Without the pretension to deplete the subject, the main objective of the work is to raise the problems of organizational behavior perceived in the collected data in order to make possible a future study based on the alteration of style of manages and it even though institution to more develop a deepened research on organizational commitment. Through it analyzes of the interviews was possible to evidence the base of the problem and to glimpse some changes practical to improve the environment of work and the personal feeling of each worker in relation the agency and to the organization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational behavioren
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.subjectInterviewsen
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectSatisfactionen
dc.subjectPerceptionen
dc.titleUma percepção do comportamento organizacional da agência Pelotas - Banco do Brasil S/Apt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000746194pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - Turma 2008pt_BR


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