A canção em algoritmos
dc.contributor.advisor | Leite, Carlos Augusto Bonifácio | pt_BR |
dc.contributor.author | Cambraia, Renan Miranda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T03:34:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262027 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção e o consumo de canção nas plataformas de streaming, considerando as mudanças tecnológicas recentes que levantaram discussões sobre o viés presente nas recomendações realizadas por algoritmos. Para tanto, foram trazidos conceitos de Adorno e Horkheimer, que discutem a indústria cultural e sua relação com a sociedade de consumo, dialogando-os com pesquisas recentes que aproximam o mercado fonográfico com as inteligências artificiais. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica e análise de dados. Os resultados apontam que a produção e consumo de canção nas plataformas de streaming estão intimamente ligados às lógicas de mercado, o que pode levar à uniformização da cultura e ao afastamento da arte de sua função crítica e reflexiva. Além disso, a utilização de algoritmos pode reforçar padrões já estabelecidos e limitar a diversidade cultural e linguística dos ouvintes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims to analyze the production and consumption of songs on streaming platforms, considering the recent technological changes that have raised discussions about the bias present in the recommendations made by algorithms. Therefore, concepts from Adorno and Horkheimer were used, which discuss the cultural industry and its relationship with the consumer society, comparing them with recent researches that brings the phonographic market closer to artificial intelligences. The methodology adopted consisted of a literature review and data analysis. The results indicate that the production and consumption of songs on streaming platforms are closely linked to market logic, which can lead to the standardization of culture and the removal of art from its critical and reflective function. In addition, the use of algorithms can reinforce already established patterns and limit cultural diversity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Song production | en |
dc.subject | Streaming | pt_BR |
dc.subject | Song consumption | en |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Streaming platforms | en |
dc.subject | Algorithms | en |
dc.subject | Diversidade linguística | pt_BR |
dc.subject | Cultural industry | en |
dc.subject | Music market | en |
dc.subject | Artificial intelligence | en |
dc.title | A canção em algoritmos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173170 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Francês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License