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dc.contributor.advisorLeite, Carlos Augusto Bonifáciopt_BR
dc.contributor.authorCambraia, Renan Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T03:34:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262027pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a produção e o consumo de canção nas plataformas de streaming, considerando as mudanças tecnológicas recentes que levantaram discussões sobre o viés presente nas recomendações realizadas por algoritmos. Para tanto, foram trazidos conceitos de Adorno e Horkheimer, que discutem a indústria cultural e sua relação com a sociedade de consumo, dialogando-os com pesquisas recentes que aproximam o mercado fonográfico com as inteligências artificiais. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica e análise de dados. Os resultados apontam que a produção e consumo de canção nas plataformas de streaming estão intimamente ligados às lógicas de mercado, o que pode levar à uniformização da cultura e ao afastamento da arte de sua função crítica e reflexiva. Além disso, a utilização de algoritmos pode reforçar padrões já estabelecidos e limitar a diversidade cultural e linguística dos ouvintes.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the production and consumption of songs on streaming platforms, considering the recent technological changes that have raised discussions about the bias present in the recommendations made by algorithms. Therefore, concepts from Adorno and Horkheimer were used, which discuss the cultural industry and its relationship with the consumer society, comparing them with recent researches that brings the phonographic market closer to artificial intelligences. The methodology adopted consisted of a literature review and data analysis. The results indicate that the production and consumption of songs on streaming platforms are closely linked to market logic, which can lead to the standardization of culture and the removal of art from its critical and reflective function. In addition, the use of algorithms can reinforce already established patterns and limit cultural diversity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectSong productionen
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.subjectSong consumptionen
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectStreaming platformsen
dc.subjectAlgorithmsen
dc.subjectDiversidade linguísticapt_BR
dc.subjectCultural industryen
dc.subjectMusic marketen
dc.subjectArtificial intelligenceen
dc.titleA canção em algoritmospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173170pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Francês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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