A identidade do fandom : produção de fanfictions sobre a boyband One Direction
dc.contributor.advisor | Rossini, Miriam de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Carneiro, Gabriela Bartolomeu | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T03:31:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259240 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo identificar características da identidade do fandom de One Direction a partir da produção de fanfictions sobre a boyband. Para isso, são realizadas contextualizações do que é um fã e como se forma um fandom, os processos históricos envolvidos neste desenvolvimento, a partir do texto de Coppa (2006), assim como a relação do fandom com o ciberespaço a partir de textos de Jenson (1992) e Grossberg (2001). Ademais, utiliza-se a obra de Vargas (2005) para contextualizar o fenômeno da prática de fanfiction, e de Jenkins (2009) para realizar uma comparação com a Cultura Participativa. Destaca-se o subgênero de Real Life Fiction e seus desdobramentos na cultura popular. A partir do objeto One Direction, é apresentada a trajetória da boyband na mídia e no cenário musical, e no reality show The X Factor, fazendo um paralelo de como a fama da banda seguiu os moldes da Cultura Participativa, explicada por Jenkins (2009). Para concluir o trabalho, são analisados os principais fenômenos na cultura do fandom do One Direction e as três principais fanfictions ranqueadas no site Archiveofourown.com para inferir as características e nuances recorrentes deste fandom. É a partir desta análise que são identificadas as principais características da identidade do fandom de One Direction, que são a não-passividade, disruptividade, e a não-heteronormatividade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monography aims to identify the characteristics of the identity of the One Direction fandom, based on the production of fanfictions about the boyband. To achieve this, contextualizations are made of what a fan is and how a fandom is formed, the historical processes that are involved in this development, using theoretical sources Coppa (2006), as well as the relationship of fandom with cyberspace, using text by Jenson (1992) and Grossberg (2001). In addition, the work of Vargas (2005) is used to contextualize the phenomenon of fanfiction, and Jenkins (2009) to make a comparison with Participatory Culture. The Real Life Fiction subgenre and its involvement in popular culture stand out. Having One Direction as this research’s object, the boyband's trajectory in the media and in the music scene, and in the reality show The X Factor, is presented, paralleling how the band's fame followed the molds of Participatory Culture, as explained by Jenkins (2009). To conclude this paper, the main phenomena in One Direction's fandom culture and the three main fanfictions ranked on the website Archiveofourown.com are analyzed to infer the recurring characteristics and nuances of the fandom. It is from this analysis that they are identified as the main identity characteristics of the One Direction fandom, which are non-passivity, disruptiveness and non-heteronormativity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Fandom | en |
dc.subject | Fãs | pt_BR |
dc.subject | One Direction | en |
dc.subject | Cultura da convergência | pt_BR |
dc.subject | Fanfiction | en |
dc.subject | Identity | en |
dc.subject | Participatory culture | en |
dc.title | A identidade do fandom : produção de fanfictions sobre a boyband One Direction | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001171038 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1829)