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dc.contributor.authorSouza, Nádia Geisa Silveira dept_BR
dc.date.accessioned2010-09-22T04:18:38Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25923pt_BR
dc.description.abstractConsiderando questões centrais das versões pós-estruturalistas dos Estudos Culturais e proposições de Foucault, interroguei o binarismo corpo/organismo instituído pelo regime da Biologia. As práticas discursivas das disciplinas, ao legitimarem os conhecimentos “verdadeiros”, desconsideram os demais saberes – os “falsos” –, vêm atuando mais no ordenamento e controle das pessoas do que na produção de saberes relevantes. A partir de narrativas de professores/as de Biologia sobre momentos significativos, na família, busquei olhar nos corpos, para além do regime da Biologia, e perceber como outras práticas culturais vêm participando da transformação da materialidade humana naquilo que nomeamos o corpo especialmente, neste estudo, da Mulher, da Mãe, do Feminino, e interrogar esses estereótipos que precedem e atravessam os corpos, fabricando as pessoas.pt_BR
dc.description.abstractConsidering central issues of the post-structuralist versions of Cultural Studies and Foucault’s propositions, I have questioned the body/organism binary system established under the Biology regime. The discursive practices of the subjects, by legitimating the “true” knowledge, disregard the other types of knowledge, the “false” knowledge. They have acted more on the regulation and control of people than on the production of relevant knowledge. From the narratives of Biology teachers on meaningful moments in life, I have attempted to look at the bodies, beyond the Biology regime, and perceive how other cultural practices have been acting on the change of human materiality into what we call the body, especially, in this study, the Woman, the Mother, the Feminine, and question these stereotypes that precede and traverse the bodies, making up the people.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 25, n. 2 (jul./dez. 2000), p. 95-116pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectBodyen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectWomanen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectBiologyen
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectOrganismen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectStories of lifeen
dc.titleRepresentações de corpo-identidade em histórias de vidapt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of body-identity in stories of life en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000289564pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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