Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCastoldi, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Rita de Cassia Sobreirapt_BR
dc.contributor.authorPrati, Laíssa Eschilettipt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:21:15Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25686pt_BR
dc.description.abstractO início da vida escolar é um momento especial dentro do ciclo vital que pode ser dificultado por eventos estressores tais como perdas e separações familiares, assim como por padrões de relacionamento conflituosos entre a família atual e a de origem. Neste artigo, pretende-se demonstrar o uso do genograma como instrumento de pesquisa em psicologia do desenvolvimento, com os seguintes objetivos: caracterizar as configurações familiares, identificar eventos estressores no ciclo vital das famílias, em especial, as perdas e separações, e analisar os padrões de relacionamento entre a família atual e a de origem. Realizou-se estudo de caso coletivo com seis famílias de crianças de cinco a seis anos, três delas consideradas como tendo adaptação fácil e três com adaptação difícil à escola de educação infantil. As mães foram entrevistadas e solicitadas a construir seu genograma familiar. Foram encontradas características específicas e distintas quanto às configurações familiares, aos eventos estressores na família atual e aos padrões de relacionamento nos dois grupos analisados. As implicações do uso do genograma como instrumento de pesquisa do impacto de eventos estressores na transição família-escola são discutidas.pt_BR
dc.description.abstractThe beginning of school life is a special moment in the life cycle that may be influenced by stressful events such as family loss and separation, as well as by conflicting relationship patterns between the present family and the family of origin. This article aims to demonstrate the use of the genogram as a research instrument in developmental psychology with the following objectives: characterize the family configurations, identify stressful events in the families’ life cycle, especially, loss and separation experiences, and to analyze the relationship patterns between the nuclear family and the family of origin. A collective case study was carried out with six families and their children age five to six, three of whom were considered as having an easy adaptation to school and the other three as having a difficult adaptation. The mothers were interviewed and asked to construct their family genograms. Specific and distinct features were found regarding family configurations, stressful life events and relationship patterns in each group. The implications of the use of the genogram as a research instrument of the impact of stressful events in the family-school transition are discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2006), p. 292-300.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGenogramen
dc.subjectLossen
dc.subjectPerdapt_BR
dc.subjectSeparationen
dc.subjectSeparação : Psicologiapt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectFamily relationship patternsen
dc.subjectAjustamento escolarpt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.titleO genograma como instrumento de pesquisa do impacto de eventos estressores na transição família-escolapt_BR
dc.title.alternativeThe genogram as a research instrument of the impact of stressful events in the family-School transition en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000588919pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples