A relação pergunta-resposta como preditor do reconto de histórias
dc.contributor.author | Pimenta, Maria Alice de Mattos | pt_BR |
dc.contributor.author | Holderbaum, Candice Steffen | pt_BR |
dc.contributor.author | Virbel, Jacques | pt_BR |
dc.contributor.author | Nespoulous, Jean-Luc | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-09-11T04:20:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-7972 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/25679 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo teve como objetivo verificar duas hipóteses da teoria de questionabilidade textual de Virbel: 1) o reconto é semelhante à organização de pergunta-resposta do autor; e, 2) a semelhança entre o reconto e força de questionabilidade da frase varia em função do grau de consistência do texto. Um primeiro comparou o reconto de 53 participantes com a força de questionabilidade das frases elementares do texto. Os resultados mostraram correlações significativas entre as duas variáveis de estudo. Um segundo experimento analisou o reconto de 141 participantes de 2 versões da história, que variaram quanto ao grau de consistência. Foram encontradas correlações significativas apenas na versão com maior grau de consistência. Os resultados dos 2 experimentos vão ao encontro da teoria de questionabilidade que propõe que para compreender e reconstruir uma história o ouvinte/leitor segue uma rede hierárquica que organiza as unidades significativas tendo por base a força de questionabilidade. | pt |
dc.description.abstract | This study aimed to verify two hypotheses of the text questionability theory (Virbel): 1) the recall is similar to the authors question-asking organization; and 2) the similarity between the recall and the questionability force will be in function of the text consistency. A first experiment compared the recall of 53 subjects with the questionability force of the elementary sentences. Significant correlations and regressions between the two variables were found. A second experiment analyzed the recall of 141 subjects in 2 versions of the story of the first experiment differentiated by the degree of consistency Correlations were found only in the version with higher degree of consistency. The results of the 2 experiments were in accordance with the questionability theory in that, in order to understand and to reconstruct a story, the comprehender follows a hierarchical network, which organizes the unities of meaning based on their questionability force. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 267-276 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Textual conprehention | en |
dc.subject | Compreensão da leitura | pt_BR |
dc.subject | Question asking | en |
dc.subject | Psicolinguística | pt_BR |
dc.subject | Psycholinguistics | en |
dc.subject | Coherence | en |
dc.title | A relação pergunta-resposta como preditor do reconto de histórias | pt_BR |
dc.title.alternative | Question-asking organization | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000504949 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39074)Ciências Humanas (6667)