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dc.contributor.advisorFerabolli, Silvia Reginapt_BR
dc.contributor.authorKampff, Luiza Cerveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-01T03:29:56Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256607pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de diplomação tem por objetivo explorar a intersecção das artes e da política e como os grafites que permeiam as paredes do Muro do Apartheid entre a porção da Palestina na Cisjordânia e Jerusalém, ambos territórios sob regime de Ocupação israelense, corroboram para a narrativa palestina sobre o Conflito Israel-Palestina. Para tanto, será realizada uma análise visual dos grafites em porção do Muro na cidade de Belém, a partir de fotos, e será empregada uma metodologia de análise iconográfica, apresentando os simbolismos presentes nas artes do Muro. Corroborando a análise, este trabalho emprega uma abordagem pós-estrutural e pós-colonial, enfocando como as construções discursivas de ambos israelenses e palestinos permeiam a construção e a existência do Muro dividindo-os. Assim, conclui-se que os grafites no Muro da Separação servem tanto para inserir as narrativas palestinas no debate político internacional quanto como ferramenta gráfica para expor os horrores do Apartheid.pt_BR
dc.description.abstractThis capstone project has as its objective understanding how the arts and graffiti that permeate the walls of the Apartheid Wall between the part of Palestine in the West Bank and Jerusalem, both territories under an Israeli occupation regime, corroborate to the Palestinian narratives on the Israel-Palestine Conflict. For that, a visual analysis of the graffiti of the Wall in the city of Bethlehem will be carried out, from photos, employing an iconographic analysis methodology, through the investigation of the symbols present in the arts of the Wall. Corroborating with it, this paper uses post-structural and post-colonial approaches since the identity discursive constructions of Israelis and Palestinians permeate the building and the existence of the wall dividing them. This study concludes that the graffiti on the Wall serves for both to internationalize the debate on the conditions in Palestine and to expose the horror that the Apartheid Wall represents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolítica internacionalpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectApartheidpt_BR
dc.subjectPalestinapt_BR
dc.titleArte como instrumento de política internacional : o impacto discursivo dos grafites no muro do Apartheid na Palestinapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165888pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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