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dc.contributor.advisorFischer, Nilton Buenopt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Jussemar Weisspt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:24:51Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256187pt_BR
dc.description.abstractEsta tese estuda a experiência sem isola-la enquanto caso. Busca, ao contrário, vê-la como articuladora do histórico e do pessoal na vida do sujeito. São experiências socialmente partilhadas e individualmente narradas. E a vida de um educador latino americano, que participou de projetos de educação popular e pública em diferentes momentos históricos-sociais, servindo de inspiração para a construção de uma análise do moderno processo educativo brasileiro. A partir de uma investigação que buscou clarificar as origens ocidentais da educação pública, para conhecer seus pressupostos, como forma de compreender o lugar dessa construção do processo civilizador moderno, chega-se a um entendimento crítico da educação pública edificada no Brasil. Pode-se perceber o que é ou o que foi a educação popular no interior de uma sociedade na qual o aparato público articula-se de forma a impedir o desenvolvimento pleno da universalidade. O ponto de partida dessa investigação é a problematização da experiência através de uma relação dinâmica, de movimento e de diálogo com as estruturas de longa duração que a engendraram. Busca-se, com isto, realizar um encontro com a tradição no sentido de que ela tem algo a nos dizer, e não no sentido de um mero reconhecimento do passado. Começando pela narração do vivido pelo autor, a partir da qual emerge a interrogação central desta tese: por que, no Brasil, o público construído na educação não acolheu o popular, resultando no surgimento da educação popular como lugar no qual os pobres, o povo, teriam, então, uma educação capaz de situá-los no mundo, tornando-se uma arma na luta pela sua liberdade? Em cada capítulo temos o desdobramento da experiência, através do questionamento que se lança aos seus elementos constituintes. Assim, a tese não é um estudo de caso, mas uma problematização teórica da experiência, no sentido em que essa decomposição leva á análise dos conceitos que fundamentam toda a educação pública ou mesmo popular, já que categorias como cidadania, democracia, público, povo, popular, política, educação, liberdade e igualdade, entre outras trabalhadas nesta tese, são o núcleo dessas experiências.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis studies na experience without isolating it as a case. It searches, on the contrary, to see it as na articulating experience of the historical and personal in the life of the individual. They are socially shared and individually narrated experiences. It is the life of a Latin American educator, who has taken part in public and private educational projects in different historical and social moments. This experience was taken as na inspiration to the construction of the analysis of the modern Brazilian educational process. From a survey that aimed to clarify the western origins of the public education, to know its basis in order to understand the role of this construction of the modern civilised process, we can have a critical understanding of the public education in Brazil. It is possible to notice what is or what was the public education inside a society whose public apparatus acts in order to avoid the complete universality development. The origino f this research is the problematic of the experience through a dynamic relation of the movement and the dialogue with the structures of long lenght that it was based. We have the aim to make a meeting with tradition in the sense that it has something to say to us and not in a sense of a mere recognition of the past. Starting from the experienced narrated by the author, from which the main interrogation of this thesis arouse: why, in Brazil, the public aspect built in the education did not welcome the popular, ending in the appearance of the popular education as a place where the poor people would have a education able to make them aware of their role in the world, making it a weapon to fight for freedom? In each chapter we have the unfolding of the experience through questions about the elements that constitute it. Therefore, the thesis is not a case study, but theoretical problematic of the experience in the sense its decomposing takes to the analysis of its concepts that are essential to all public education, or even popular education- since some categories as citizenship, public, people, popular, politics, education, freedom and equality, and some other more dealt in this thesis – are the core of these experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectEducação : Século XIXpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleNa encruzilhada dos tempos : uma contribuição ao estudo do público e do popular no âmbito da educação moderna no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000302914pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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