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dc.contributor.advisorFonseca, Virginia Pradelina da Silveirapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2010-09-09T04:19:57Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25612pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa o potencial jornalístico do Twitter, inserindo a ferramenta de comunicação no contexto da inteligência coletiva. O conceito de inteligência coletiva, apresentado por Pierre Lévy, explica e traduz a configuração sociocultural denominada cibercultura, marcada pela disseminação do acesso às redes de computadores. Explicitando as características da cibercultura que levam a uma possível efetivação do projeto da inteligência coletiva, passamos a uma descrição do tipo de jornalismo mais adequado a esse contexto: o webjornalismo. A partir daí, analisamos o uso do Twitter por três veículos jornalísticos: @estadao, @terranoticiasbr e @zerohora, para verificar se as suas práticas se inserem com êxito na dinâmica de trocas simbólicas que caracteriza a inteligência coletiva.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismo onlinept_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectInteligência coletivapt_BR
dc.titleO uso jornalístico do twitter no contexto da inteligência coletiva : uma análise dos tweets de @estadao, @terranoticiasbr e @zerohorapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000754861pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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