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dc.contributor.authorHamlin, Cynthia de Carvalho Linspt_BR
dc.contributor.authorWeiss, Raquel Andradept_BR
dc.contributor.authorBrito, Simone Magalhãespt_BR
dc.date.accessioned2023-03-10T03:25:37Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1517-4522pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255498pt_BR
dc.description.abstractControvérsias recentes em torno do cânone sociológico têm pontuado a necessidade de se pensar o processo de apagamento e silenciamento de contribuições “não-ocidentais” e femininas à disciplina. Ao enfatizar a dimensão androcêntrica do cânone sociológico, nosso objetivo é contribuir para a construção de uma sociologia menos viesada e limitada a partir da inclusão de vozes femininas excluídas da história oficial da disciplina. Inicialmente, efetuamos uma breve descrição das condições que possibilitaram a exclusão daquelas vozes, tomando como exemplo as sociólogas de Chicago, e a emergência de uma concepção particular de teoria e de pesquisa associada à formação do cânone clássico. Em seguida, ao tensionarmos o uso de termos como “fundadores”, “clássicos” e “cânone”, defendemos que a existência de um cânone, clássico ou não, desempenha papel central para a identidade da disciplina e da própria teoria social. Por fim, de forma a incluir de maneira produtiva as contribuições das pioneiras da sociologia, propomos substituir a metáfora literária do cânone por uma metáfora musical: um tipo de polifonia que enfatiza o contraste entre diferentes vozes e, ao mesmo tempo, estabelece como elas podem ser combinadas numa tradição comum que torna o diálogo possível.pt_BR
dc.description.abstractRecent controversies surrounding the sociological canon have foregrounded the need to think about the process of erasing and silencing ‘non-Western’ and female contributions to the discipline. By emphasizing the androcentrism of the sociological canon, our goal is to contribute to the construction of a less biased and limited sociology through the inclusion of female voices previously excluded from its official history. We start by briefly describing the conditions that enabled this exclusion, taking the Chicago women sociologists as an example, along with the emergence of a particular conception of theory and research associated with the formation of the classical canon. Next, by questioning the use of terms such as ‘founders,’ ‘classics’ and ‘canon,’ we maintain that the existence of a canon, classical or otherwise, plays a central role in the identity of the discipline and of social theory itself. Finally, in order to productively include the contributions of sociology’s women pioneers, we propose substituting the literary metaphor of the canon with a musical one: a type of polyphony that emphasizes the contrast between different voices and simultaneously establishes how they can be combined in a common tradition that makes dialogue possible.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSociologias. Porto Alegre, RS. Vol. 24, n. 61, (set./dez. 2022), p. 26-59pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCanonen
dc.subjectSociologia clássicapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectClassicsen
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectWomen pioneersen
dc.subjectPolyphonyen
dc.titlePor uma sociologia polifônica : introduzindo vozes femininas no cânone sociológicopt_BR
dc.title.alternativeIn defense of a polyphonic sociology : introducing female voices into the sociological canonen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001163551pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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