Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior
dc.contributor.author | Minuzi, Nathalie Assunção | pt_BR |
dc.contributor.author | Sonego, Anna Helena Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Letícia Sophia Rocha | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-14T05:15:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253724 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa foi desenvolver um modelo pedagógico (MP) que possibilite a construção de competências digitais docentes (CDD) com foco em materiais educacionais digitais (MED). As CDD referem-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a solução de problemas. O MP pode ser utilizado como possibilidade de integração de MED nas práticas pedagógicas. Portanto, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os resultados possibilitaram apresentar uma proposta de MP que contempla o perfil do docente durante a pandemia, um planejamento na forma de uma arquitetura e estratégias pedagógicas para construir as competências digitais necessárias na aplicação de MED nas práticas docentes. Dessa forma, considera-se que MP desenvolvido e avaliado pode contribuir para atender as demandas dos professores no ensino superior, tanto no ensino remoto como híbrido. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of the research was to develop a pedagogical model (MP) that allows the construction of digital teaching competences (CDD) with a focus on digital educational materials (MED). CDDs refer to a set of knowledge, skills and attitudes necessary for problem solving. The MP can be used as a possibility of integrating MED in pedagogical practices. Therefore, this study was characterized as applied research with a qualitative approach. The instrument for data collection was a semi-structured questionnaire with open and closed questions. The results made it possible to present a MP proposal that includes the profile of the teacher during the pandemic, a planning in the form of an architecture and pedagogical strategies to build the digital skills necessary for the application of MED in teaching practices. In this way, it is considered that PM developed and evaluated can contribute to meet the demands of teachers in higher education, both in remote and hybrid teaching. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 2 (ago. 2022), p. 32-42 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pedagogical model | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Digital teaching skills | en |
dc.subject | Digital educational materials | en |
dc.title | Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical model for building teachers digital skills : focus on the development of digital educational materials in higher education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001159675 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40361)Humanities (6937)