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dc.contributor.advisorAlvarenga, Luiz Fernando Calagept_BR
dc.contributor.authorBitencourte, Laura Dinizpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-14T05:14:32Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253710pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O difícil processo de receber e aceitar um diagnóstico adverso para um filho idealizado é gerador de grandes e complicados sentimentos nas famílias. Há de se pensar que a mudança brusca de perspectivas e expectativas leve a família a se perguntar sobre muitas questões que envolvem a saúde do filho, como o não entendimento do diagnóstico e do prognóstico funcional da criança, e a nova dinâmica imposta, quais os papeis eles terão de assumir a partir de então. O profissional de saúde passa a ter diversos papeis de importância na vida dessa família. Assim fica claro que o profissional tem função de levar ao conhecimento dos pais todas as informações, de forma clara, gentil e ampla. Especificamente, a fisioterapia trabalha de forma mais intensa com essas famílias, em comparação a outros profissionais, pelo tempo de duração e frequência dos atendimentos. Assim, se torna mais necessária a presença e participação dos familiares na intervenção fisioterapêutica. É importante, por parte do fisioterapeuta, ter uma visão ampliada do contexto em que a criança está inserida, saber qual a extensão do conhecimento dos familiares sobre o diagnóstico e o prognóstico funcional do filho, conhecer também qual o aporte essa família recebe dos serviços de saúde, além do contexto social e familiar. Objetivos: O objetivo deste estudo é mostrar as percepções de familiares sobre sua relação com a equipe de fisioterapia de um programa de intervenção motora, do qual participam seus filhos. Metodologia: estudo com abordagem qualitativa e delineamento estudo de caso situacional. A população selecionada será de familiares cuidadores de crianças atendidas pelo Programa de Intervenção Motora Precoce (PIMP/UFRGS). A análise da dados se deu a partir da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, que divide a análise em três momentos, pré-análise, exploração de material e interpretação de dados. Resultados: Os pais descreveram ter uma relação muito próxima com a fisioterapeuta, o que lhes permitiu ter maior confiança nas suas escolhas e nas intervenções realizadas, o sentimento de gratidão está fortemente presente. Este estudo pretende promover reflexão sobre as experiências vividas por familiares cuidadores de crianças com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor na fisioterapia e como essa auxilia no processo de entendimento de saúde de seus filhos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.subjectFisioterapeutapt_BR
dc.subjectRelações profissional-famíliapt_BR
dc.titleDividir o mundo, repartir abraços, reforçar laços : percepção de familiares sobre a relação com a equipe de fisioterapia de um programa de intervenção motora precocept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111028pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationFisioterapiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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