Construção de um plano de negócios para a comercialização de produtos de higiene através da valorização do bagaço de uva como ingrediente regional natural
View/ Open
Date
2021Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente Projeto Tecnológico objetivou a elaboração de um plano de negócios para a Comercialização de Produtos de Higiene, tendo como produto diferencial o sabonete de bagaço de uva, sendo este último um importante subproduto do cultivo de uva - principalmente na região da Serra Gaúcha. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica referente ao perfil turístico dos visitantes da região de Caxias do Sul e Serra Gaúcha, sobre os processos para abertura de um novo empreendimento e adequação de um nov ...
O presente Projeto Tecnológico objetivou a elaboração de um plano de negócios para a Comercialização de Produtos de Higiene, tendo como produto diferencial o sabonete de bagaço de uva, sendo este último um importante subproduto do cultivo de uva - principalmente na região da Serra Gaúcha. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica referente ao perfil turístico dos visitantes da região de Caxias do Sul e Serra Gaúcha, sobre os processos para abertura de um novo empreendimento e adequação de um novo produto, sendo ele um sabonete de bagaço de uva como ingrediente regional natural, junto aos órgãos competentes e conforme a legislação. O bagaço de uva tem sido um importante objeto de estudo, pois é um subproduto versátil, onde pode ser empregado para diversas aplicações na indústria. Pensando na longevidade do empreendimento, é necessário se ter um planejamento a longo prazo a fim de obter o sucesso dele. Um plano de negócios é um excelente método de se obter essa previsão de sucesso. Esse Projeto apresenta os procedimentos para se dar início à construção de um plano de negócios, que são: uso da Metodologia do Golden Circle, infográfico sobre sabonetes regionais naturais feitos com bagaço de uva em sua formulação, criação de uma persona, pesquisas de mercado; análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats – ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), assim como apresenta também a elaboração de um modelo de negócios seguindo o Business Model Canvas. O Brasil é 4º maior consumidor de produtos de higiene pessoal, demonstrando que o nicho da produção de sabonetes e outros produtos de higiene pessoal é um negócio promissor e os produtos de higiene que tenham ingredientes de origem natural, como o bagaço de uva, tem potencial inovador no mercado e na indústria química e farmacêutica. ...
Abstract
This Technological Project aimed to prepare a business plan for the Marketing of Hygiene Products, having as a differential product the grape pomace soap, the latter being an important by-product of grape cultivation - mainly in the Serra Gaúcha region. Bibliographical research was made referring to the tourist profile of the visitors of the region of Caxias do Sul and Serra Gaúcha, about the processes for opening a new enterprise and the adequacy of a new product, being it a grape pomace soap ...
This Technological Project aimed to prepare a business plan for the Marketing of Hygiene Products, having as a differential product the grape pomace soap, the latter being an important by-product of grape cultivation - mainly in the Serra Gaúcha region. Bibliographical research was made referring to the tourist profile of the visitors of the region of Caxias do Sul and Serra Gaúcha, about the processes for opening a new enterprise and the adequacy of a new product, being it a grape pomace soap as a natural regional ingredient, next to the competent organs and according to the legislation. The grape pomace has been an important object of study because it is a versatile by-product, which can be used for several applications in the industry. Thinking about the longevity of the enterprise, it is necessary to have a long-term planning to obtain its success. A business plan is an excellent method to obtain this prevision of success. This Project presents the procedures to start the construction of a business plan, which are: use of the Golden Circle Methodology, infographic on natural regional soaps made with grape pomace in their formulation, creation of a persona, market research, SWOT analysis (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), as well as the elaboration of a business model following the Business Model Canvas. Brazil is the 4th largest consumer of personal care products, demonstrating that the niche of soap production and other personal care products is a promising business and that hygiene products that have ingredients of natural origin, such as grape pomace, have innovative potential in the market and in the chemical and pharmaceutical industries. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química Industrial.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License