A cidade (in) sustentável na animação “O Lorax em Busca da Trúfula Perdida” : uma análise a partir das pedagogias culturais
dc.contributor.advisor | Mutz, Andresa Silva da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Parizzi, Bruna | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T05:04:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253653 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, cuja intenção foi aproundar o conhecimento sobre as cidades sustentáveis e a ludicidade na pedagogia. Por esta razão, estabeleceu-se como questionamento de pesquisa: Quais lições sobre sustentabilidade e educação ambiental são postas em circulação no filme O Lorax em busca da trufula perdida? Trata-se de uma animação onde a cidade é insustentável e os habitantes inicialmente estão felizes e satisfeitos pois pensam estar vivendo em um mundo perfeito. Porém, após a conversa que Ted tem com Once-Ler descobre que sua ganância e a utilização das máquinas para a derrubada das árvores. Se fez nascer um local sem vegetação nem animais, devido aos grandes problemas ambientais gerados pela devastação de tudo. Os moradores acabam por entender o grave problema e apoiam o menino em iniciar o reflorestamento com o plantio da primeira semente de árvore de trúfula. O filme está acessível em diversos aplicativos como Netflix e PrimeVideo. O estudo teve como objetivos o encontro de elementos para a pedagogia das mídias e o modo como a forma lúdica leva lições para as crianças. Foram selecionadas quatro cenas do filme sendo feito uma pesquisa de caracter exploratório e qualitativo. Os resultados encontrados evidenciaram quatro lições: as marcas do capitalismo nas cidades; o dilema da economia versus a sustentabilidade nas cidades; ainda existem recursos nas cidades para reconstruí-las e manter vivo o meio ambiente; as ações são fundamentais para recriar cidades sustentáveis. Conclui-se que,“O Lorax em busca da Trúfula Perdida” tem grande potencial na Educação Ambiental e nas PedagogiasCulturais por meio de sua ludicidade mostrando como pode-se utilizar a mesma para o ensino em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research stems from the construction of the Pedagogy Course Completion Work, whose intention was to deepen knowledge about sustainable cities and playfulness in pedagogy. For this reason, it was established as a research question: What lessons about sustainability and environmental education are put into circulation in the film The Lorax in search of the lost trufula? It is an animation where the city is unsustainable and the inhabitants are initially happy and satisfied because they think they are living in a perfect world. However, after the conversation that Ted has with Once-Ler, he discovers that his greed and the use of machines to cut down trees. A place without vegetation or animals was born, due to the great environmental problems generated by the devastation of everything. The residents end up understanding the serious problem and support the boy in starting reforestation with the planting of the first truffle tree seed. The film is accessible on several apps such as Netflix and PrimeVideo. The aim of the study was to find elements for media pedagogy and the way in which the playful way teaches children. Four scenes from the film were selected and an exploratory and qualitative research was carried out. The results found showed four lessons: the marks of capitalism in cities; the dilemma of economy versus sustainability in cities; there are still resources in cities to rebuild them and keep the environment alive; actions are fundamental to recreating sustainable cities. It is concluded that "The Lorax in search of the Lost Trúfula" has great potential in Environmental Education and Cultural Pedagogies through its playfulness, showing how it can be used for teaching in the classroom. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | O Lorax: em busca da trúfula perdida (Filme) | pt_BR |
dc.subject | Cities | en |
dc.subject | Cultural pedagogies | en |
dc.subject | Cidades | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ludicity | en |
dc.subject | Sustainability | en |
dc.subject | Pedagogia cultural | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | A cidade (in) sustentável na animação “O Lorax em Busca da Trúfula Perdida” : uma análise a partir das pedagogias culturais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001159812 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)