Atividade física na adolescência : práticas educativas, competição e lazer à luz da psicologia do esporte
dc.contributor.advisor | Dias, Ana Cristina Garcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Cantergi, Ricardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-24T05:05:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253182 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esportes oferecem diversão, entretenimento e emoção, tanto para quem os assiste, quanto para quem os pratica, nos mais variados contextos. Em função disso, este ensaio teórico aborda a prática de esportes e atividades físicas na adolescência à luz da Psicologia do Esporte, com o objetivo de identificar peculiaridades em três dimensões distintas (práticas educativas, competição e lazer) para que professores, treinadores e responsáveis possam auxiliar os jovens a otimizar seu aproveitamento. Uma busca em cinco bases de dados encontrou 189 artigos, após critérios de inclusão e exclusão. Foi encontrado foco importante no desenvolvimento positivo dos jovens, associado à ação de agentes como treinadores ou professores, colegas de equipe e instituições, e se relacionou o esporte ao desenvolvimento de ferramentas, como habilidades físicas e mentais, autoestima e habilidades sociais, além da fundamentação do raciocínio, julgamento e comportamento moral dos jovens. Foi indicado que vivências educativas bem estruturadas podem contribuir com preparação física, aprimoramento de funções executivas cognitivas, melhora nos processos de tomada de decisões, desenvolvimento de trabalho em equipe, liderança, relacionamentos interpessoais e gerenciamento de tempo, enquanto ambientes desorganizados podem provocar estresse e agressividade. Em competições, foram apresentados possíveis benefícios, como desenvolvimento de empatia e relacionamentos interpessoais, e prejuízos, como comportamentos agressivos e egoísmo, e se apontou a influência dos adultos nos valores morais, na autonomia e na autopercepção dos jovens. Práticas recreativas foram tidas como ligadas à promoção de saúde e qualidade de vida, e combate ao sobrepeso e à obesidade. Percebeu-se que experiências esportivas prazerosas e agradáveis tendem a tornar mais duradouros os efeitos do esporte, refletindo positivamente na vida adulta. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sports offer fun, entertainment and emotion, both for those who watch, and for those who practice, in a whole variety of contexts. Accordingly, this theoratical essay approaches the practice of sports and physical activities during adolescence based on Sports Psychology, with the goal of identifying singularities on three distinct dimensions (educational, competitive and leisure practices) so that teachers, coaches and guardians may help teenagers optimize their experiences. Research carried out in five databases found 189 articles, after inclusion and exclusion criteria. It was found important focus on positive youth development, linked to the action of agents such as coaches and teachers, teammates and institutions, and sport was connected to the development of tools, like physical and mental abilities, selfesteem and social skills, as well as ground for reasoning, judgement and moral behavior in youth. Well structured educational experiences were suggested to contribute to physical fitness, improvement of cognitive executive functions and decision making processes, development of teamwork, leadership, interpersonal relations and time mangement, while disorganized enviroments could cause stress and agressiveness. In competition, it was found potential benefit, such as development of empathy and interpersonal relations, and detriment, as agressive behavior and selfishness, and it was mentioned the influence of adults in moral values, autonomy and self perception in youth. Leisure practices were associated to the promotion of health and quality of life, and the fight against overweight and obesity. It was observed that pleasurable and positive sports experiences tend to have long-lasting effects, positively influencing adult life. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicologia do esporte | pt_BR |
dc.subject | Sports psychology | en |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Youth | en |
dc.subject | Sport | en |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.title | Atividade física na adolescência : práticas educativas, competição e lazer à luz da psicologia do esporte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Corrêa, Mikael Almeida | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001157601 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Psicologia (438)