Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta
dc.contributor.author | Souza, Douglas Grando de | pt_BR |
dc.contributor.author | Araujo, Ives Solano | pt_BR |
dc.contributor.author | Veit, Eliane Angela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T04:52:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252883 | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The literature on Science Education suggests that Communities of Practice (CoP) can be a powerful tool to integrate Schools and Universities, especially for In-service Teachers. However, fostering such social structures is still a vague notion. In this paper, we provide guidelines to address this issue, using a combination of concepts from Etienne Wenger's Social Theory of Learning and results of an educational study that applied a historical method to investigate a CoP focused on teacher education. These guidelines are presented in the form of questions, grouped in ten thematic categories, so that educational professionals can better create and maintain community-based relations for learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ciência & educação. Bauru. Vol. 28 (2022), e22033, 17 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School-University partnership | en |
dc.subject | Integracao universidade-escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Science education | en |
dc.subject | Communities of practice | en |
dc.subject | Comunidades de prática | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | In-service teacher | en |
dc.title | Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta | pt_BR |
dc.title.alternative | Fostering communities of practice among in-service Science Education teachers : a proposition | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001151323 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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