Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Douglas Grando dept_BR
dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T04:52:09Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252883pt_BR
dc.description.abstractA literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe literature on Science Education suggests that Communities of Practice (CoP) can be a powerful tool to integrate Schools and Universities, especially for In-service Teachers. However, fostering such social structures is still a vague notion. In this paper, we provide guidelines to address this issue, using a combination of concepts from Etienne Wenger's Social Theory of Learning and results of an educational study that applied a historical method to investigate a CoP focused on teacher education. These guidelines are presented in the form of questions, grouped in ten thematic categories, so that educational professionals can better create and maintain community-based relations for learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 28 (2022), e22033, 17 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool-University partnershipen
dc.subjectIntegracao universidade-escolapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectCommunities of practiceen
dc.subjectComunidades de práticapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectIn-service teacheren
dc.titleCultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma propostapt_BR
dc.title.alternativeFostering communities of practice among in-service Science Education teachers : a propositionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001151323pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples