Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVicari, Rosa Mariapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Antonio Wellington Melopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T04:47:54Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252673pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação pretende discutir possibilidades pedagógicas vinculadas ao uso das Tecnologias da Comunicação e Infomiação no ensino e aprendizagem de História. O ponto de partida para esta reflexão é um estudo desenvolvido com alunos de uma tumba da 2' série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Santo Antonio de Jesus na Bahia, onde, utilizando-se as Tecnologias da Infomiação e Comunicação, em especial a Intemet, foi possível observar de que maneira esse espaço pode promover e facilitar o processo de produção do saber histórico em sala de aula. As reflexões sobre as mudanças sociais e o papel da escola e do professor e a inserção das Tecnologias da Infomiação e Comunicação no ambiente escolar através do trabalho com prqeto de pesquisa constituem objetos de estudo que sinalizam para a melhoria da qualidade do ensino de História. São retratados o estímulo à pesquisa, o compartilhamento de infomiações, a quebra de paradigmas, o trabalho em grupo e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de competências individuais e a análise de possíveis ganhos pedagógicos, favorecida em ambientes informatizados por meio da construção ativa do conhecimento. A prática pedagógica e a colaboração das Tecnologias da Infomiação e Comunicação a melhoria da aprendizagem foram analisadas. A experiência comentada, desenvolvida em ambiente escolar, com os grupos de alunos possibilitou, a partir do depoimento dos alunos e professora, reflexões dos aspectos cognitivos e motivacionais e das competências a serem desenvolvidas na melhoria do processo de ensino -aprendizagem de História, contribuindo para a proposição de novas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims at discussing pedagogical possibilities related to the use of Information and Communication Technologies in History teaching and leasing. The starting point ofthis reflection was a study carried out with students in the second year at high school of a public schoo! in Santo Antonio de Jesus - Balia, Brazil. It was possible to notice that the use of Information and Communication Technologies, particularly Intemet, can poster and facilitate the process of production of historical knowledge in the classroom. Social chances, both üie school's and teachers' rolei, and the insertion of Infomiation and Communication Technologies in the school environment though research projects constitute study objecto, lince they point to the quality improvemento f History teaching. Stimulus to research, infomiation sharing, paradigm rupture, teamwork, development of individual competencies and an analysis of possible pedagogical achievements in infomiational environments by means ofthe active know]edge construction have been focused. The pedagogica] practice and the cooperationo f Information and CommunicationT echnologiesw ith a more signiíicant learning were analyzed. From both the teacher's and students' testimonies, the experiment developed in the school environment with High School students enabled us to reflect on cognitive and motivational aspecto of competencies to be developed se as to improve the History teachinga nd leasing process,t hus contributingto wardst he proposalo f new pedagogical practicesen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory Teachingen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInfomation and communication technologiesen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectInternet at schoolen
dc.subjectPedagogical problematization and practiceen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.titleMudando a cara da história : tecnologias da informação e comunicação na produção do saber histórico em sala de aula : uma proposta pedagógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000488967pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples