O gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicional
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
The letter/e-mail genre in Celpe-Bras exam : reflections for preparing test takers and for teaching Portuguese as an additional language
Assunto
Resumo
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame de proficiência brasileiro, aplicado desde 1998. Este artigo se propõe a ampliar o estudo realizado por Schoffen et al. (2018), que descreveu as tarefas já aplicadas na Parte Escrita do exame, categorizando-as por temática, esfera de atuação, propósito, relação e natureza da interlocução, gênero do discurso e suporte. Focalizamos a categoria gênero do discurso, tendo em vista a importância do gênero para ...
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame de proficiência brasileiro, aplicado desde 1998. Este artigo se propõe a ampliar o estudo realizado por Schoffen et al. (2018), que descreveu as tarefas já aplicadas na Parte Escrita do exame, categorizando-as por temática, esfera de atuação, propósito, relação e natureza da interlocução, gênero do discurso e suporte. Focalizamos a categoria gênero do discurso, tendo em vista a importância do gênero para o conceito de proficiência adotado pelo Celpe-Bras. O gênero carta/e-mail é o mais solicitado nas tarefas da Parte Escrita, tendo tido até hoje mais de três vezes o número de ocorrências do que o segundo gênero mais recorrente. A presente pesquisa buscou descrever as regularidades desse gênero em relação aos propósitos e relações de interlocução solicitados e propor subdivisões que contemplassem essas regularidades. Constatou-se que é possível refinar a proposta de Schoffen et al. (2018) pensando nas diversas práticas sociais em que o gênero carta/e-mail pode ser utilizado, e propõe-se que as cartas/e-mails solicitados na Parte Escrita do Celpe-Bras possam ser subdivididos em Carta/E-mail de Recomendação, Carta/E-mail de Solicitação, Carta/E-mail Pessoal e Carta/E-mail de Tomada de Posição. Além de ampliar a descrição do Celpe-Bras, este artigo também contribui para a preparação dos examinandos e para reflexões acerca do ensino de português como língua adicional, pois sistematiza informações relevantes sobre especificações do gênero e as ocorrências do gênero Carta/E-mail no exame. ...
Abstract
The Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners (Celpe-Bras) is the Brazilian proficiency exam, existing since 1998. This article aims to expand the study carried out by Schoffen et al (2018), which described the tasks already applied in the Written Part of the exam, categorizing them by theme, scope, purpose, relationship and nature of the interlocution, discourse genre and support. We focus on the discourse genre category, considering the importance of genre to the notion of profi ...
The Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners (Celpe-Bras) is the Brazilian proficiency exam, existing since 1998. This article aims to expand the study carried out by Schoffen et al (2018), which described the tasks already applied in the Written Part of the exam, categorizing them by theme, scope, purpose, relationship and nature of the interlocution, discourse genre and support. We focus on the discourse genre category, considering the importance of genre to the notion of proficiency adopted by Celpe-Bras. Letter/e-mail genre is the most recurrent in the tasks of the Written Part, having occurred more than three times than the second most recurrent genre. This research sought to describe the regularities of this genre in relation to the requested purposes and interlocution relations and to propose subdivisions that contemplate these regularities. We consider it is possible to refine the proposal by Schoffen et al. (2018) thinking about the different social practices in which the letter/e-mail genre can be used, and we propose that the letters/e-mails requested in the Written Part of Celpe-Bras can be subdivided into Letter/E-mail of Recommendation, Request Letter/E-mail, Personal Letter/E-mail and Position Letter/E-mail. In addition to expanding the description of Celpe-Bras, this article also contributes to the preparation of test takers and to reflections on the teaching of Portuguese as an Additional Language, as it systematizes relevant information about genre specifications and the occurrences of Letter/E-mail genre in the exam. ...
Contido em
Revista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. Novo Hamburgo, RS. Vol. 18, n. 35 (set. 2020), p. 398-427
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40361)Linguística, Letras e Artes (2739)
Este item está licenciado na Creative Commons License