Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRuthschilling, Evelise Anicetpt_BR
dc.contributor.authorNetto, Gabriel Gimmlerpt_BR
dc.date.accessioned2010-07-21T04:18:50Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24721pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa que fundamenta a presente dissertação tem como ponto de partida as percepções pessoais do autor sobre semelhanças no processo de criação em suas duas áreas de atuação: o design gráfico e o desenho artístico. Para investigar a existência de tais semelhanças, primeiramente procede-se a uma pesquisa teórica sobre essas áreas, numa breve abordagem histórica até seus modos de existir na pós-modernidade, com atenção especial ao papel transformador exercido pela tecnologia digital. São descritas algumas estratégias contemporâneas para a criação de imagens, no âmbito do design e das artes visuais, onde se identificam semelhanças estéticas em procedimentos envolvidos na criação de desenhos e peças gráficas. Com a finalidade de comprovar a existência de tais semelhanças e identificar sua origem, em um segundo momento, o processo pessoal de criação é analisado. Por fim, procede-se à análise dos depoimentos de profissionais também dedicados ao design gráfico e ao desenho como meio de expressão, onde se vêem modos diferentes de interação e percebem-se distanciamentos, transposições, colaborações e contribuições entre essas áreas.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is based on a research that has its starting point on the author's personal perceptions of similarities in the creative process in his two areas of work: graphic design and artistic drawing. To investigate the existence of such similarities, first a theoretical research is done on these areas, providing a brief historical approach up until their manners of existence in postmodernity, with special attention to the transformative role played by digital technology. Some contemporary strategies are described for the creation of images in design and visual arts, in which both aesthetic and procedural similarities are identified. Secondly, personal creation processes are analyzed in order to demonstrate the existence of such similarities and to identify their origin. Finally, an examination is done of the testimonies of professionals also dedicated to graphic design and drawing, in which different ways of interaction are seen, and distancing, transpositions, collaborations and cooperation between these areas are perceived.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtistic drawen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectGrafic designen
dc.subjectDigital technologyen
dc.subjectDesenho artísticopt_BR
dc.titleDesign gráfico e desenho no cenário tecnológico contemporâneopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000746104pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples