O processo de interlocução e a construção da produção escrita
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Date
1997Author
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Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente dissertação constitui um estudo sobre o processo da interlocução e a construção da produção escrita. Apóia-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e na concepção polifônica da linguagem. E está organizada em quatro partes. A primeira parte corresponde ao início da caminhada; nela escrevo sobre a minha trajetória como professora na escola pública e como aluna/bolsista na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, até o ingresso no curso de mestrado. Também expli ...
A presente dissertação constitui um estudo sobre o processo da interlocução e a construção da produção escrita. Apóia-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e na concepção polifônica da linguagem. E está organizada em quatro partes. A primeira parte corresponde ao início da caminhada; nela escrevo sobre a minha trajetória como professora na escola pública e como aluna/bolsista na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, até o ingresso no curso de mestrado. Também explicito as questões norteadoras e os objetivos do trabalho, e faço algumas considerações iniciais sobre estudos de Bakhtin e Smolka, entre outros teóricos, a respeito do tema central do mesmo. A segunda parte apresenta uma descrição do cenário onde se desenvolveu a pesquisa propriamente dita: 3ª série do 1º grau de escola pública. Compreende uma descrição do cenário: a escola, os alunos, a professora, a sala de aula, especificamente, e também uma justificativa sobre minha atuação de pesquisadora e docente no trabalho de campo. A terceira parte constitui um delineamento detalhado dos procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa, assim como a descrição e análise de episódios ocorridos no desenrolar do trabalho de campo que permitiram evidenciar os movimentos interlocutivos das vozes na sala de aula. Nela esclareço sobre o trabalho prático de campo, explicitando também os tópicos de análise. Faço, também, algumas considerações sobre esses tópicos de análise, enfatizando a presença da polifonia no texto escrito dos alunos. Apresento treze episódios do cotidiano da sala de aula que serviram de fonte de análise. Esta análise permitiu fazer aflorar o "desvendamento" de várias vozes discursivas presentes no contexto escolar, através da interlocução e de produção escrita. Entre as várias vozes discursivas encontradas, destacamos a voz do discurso pedagógico, do discurso da mídia, do discurso religioso e do discurso cotidiano. A quarta e última parte apresenta uma reflexão sobre os dados dentro do quadro teórico proposto, apontando a importância da dinâmica discursiva em sala de aula como um aspecto importante da situação ensino-aprendizagem. Enfatiza, também, a importância de caminhos investigativos sobre as vozes silenciadas em sala de aula, considerando o estudo como aberto a novos olhares de pesquisadores em educação. ...
Abstract
The present dissertation is a study about the process of interlocution and the construction of the written production. It is based in the historie-cultural approach of human development and is based in the multivoiced language. It is organized in four parts. The first part handles with the beginning of my career, in this section I write about my job as a teacher of a public school and as student with a scholarship at the Federal University of Rio Grande do Sul until my admission in the Master's ...
The present dissertation is a study about the process of interlocution and the construction of the written production. It is based in the historie-cultural approach of human development and is based in the multivoiced language. It is organized in four parts. The first part handles with the beginning of my career, in this section I write about my job as a teacher of a public school and as student with a scholarship at the Federal University of Rio Grande do Sul until my admission in the Master's course. I also explain the main questions and aims of my work taking into account some initial considerations about the studies of Bakhtin and Smolka, among other theoreticians, conceming the central theme of my wvork. The second part presents a description of the setting in which the research was properly developed: the third year of the first grade in a public school. It includes a description of the setting: the school, the students, the teacher, the class and it also includes a justification about my development as a researcher andas a teacher in this Kind of Job. The third part includes a very detailed outline of the methodological procedures for the accomplishment of the research, as well as a description and an analysis of the episodes which took place in the development of the survey which allowed to detect the interlocutive movements of the voices of the speakers in the class. In this part I clarify the practical survey, explaining in details the topics of analysis. In this part I clarify the practical survey, explaining in details the topics of analysis. I also make some considerations about the topics of analysis, with special regard to the presence of multivoicedness in the written texts of the students. I present thirteen episodes conceming the daily routine of the class which were the source of analysis. This analysis allowed to detect the "appearance" of many speaker voices in the school setting, tlrrough interlocution and written production. Among the many discoursive voices we found the voice of the pedagogical speech, the mídia speech, the religious speech and the daily speech. The fourth and last part presents a reflection about the theorical picture which was focused, pointing out the importance of the speech in the class as an important topic in the leaming process. It also points out the importance of the investigative ways conceming the voices which are silenced in the class, taking into account that the study remains open to new points of view of ali those people concemed with education. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
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