Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt
dc.contributor.advisor | Perry, Gabriela Trindade | pt_BR |
dc.contributor.author | Maciel, Beatriz dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T04:55:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/245344 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma peça de motion graphics que busca auxiliar o processo de alfabetização visual de jovens e adultos que não são profis-sionais da área criativa por meio do ensino da teoria da Gestalt. A primeira parte do trabalho aborda a introdução e contextualização do tema escolhido, seguido da definição dos objetivos geral e específicos. Após, é apresentada a fundamentação teórica acerca dos três principais assuntos que permeiam esse projeto: alfabetismo visual, teoria da Gestalt e motion graphics. A terceira parte apresenta a metodologia escolhida e o detalhamento de suas cinco etapas. Em seguida, são compartilhados os resultados obtidos na etapa de pesquisa, que abrangeu os processos de coleta de dados sobre o consumo de vídeos online no Brasil, análise de vídeos similares e realização de uma prática da leitura visual proposta por Gomes Filho (2008) com duas pessoas que pertencem ao público-alvo, a fim de identificar suas principais dificuldades durante os processos de aprendizado e aplicação da Gestalt. A partir das informações recolhi-das em todas as etapas, foi possível desenvolver o produto final que abordou essa teoria de forma dinâmica e visualmente atrativa, atingindo assim os objetivos deste trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work consists in the development of a motion graphics piece that aims to help the visual literacy process of young people and adults who are not professionals in the creative area through the teaching of Gestalt theory. The first part of the work addresses the introduction and contextualization of the chosen theme, followed by the definition of general and specific objectives. Afterwards, the theoretical foundation about the three main subjects that permeate this project is presented: visual literacy, Gestalt theory and motion graphics. The third part presents the chosen methodology and the details of its five steps. Then, the results obtained in the research stage are presented, which covered the processes of data collection on the consumption of online videos in Brazil, analysis of similar videos and carrying out a practice of visual reading proposed by Gomes Filho (2008) with two people who belong to the target audience, in order to identify their main difficulties during the Gestalt learning and application processes. Based on the information collected at all stages, it was possible to develop the final product that approached this theory in a dynamic and visually attractive way, thus achieving the objectives of this work. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Visual literacy | en |
dc.subject | Gestalt : Teoria | pt_BR |
dc.subject | Video | en |
dc.subject | Motion graphics | pt_BR |
dc.title | Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001145655 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design Visual | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Design (387)