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dc.contributor.authorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorDoebber, Michele Barcelospt_BR
dc.contributor.authorBrito, Patrícia Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-02T05:13:15Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0034-7183pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241627pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda a presença indígena no ensino superior brasileiro baseado em pesquisa em universidade que executa política afirmativa para ingresso e permanência de estudantes indígenas. Analisa também teses e dissertações, distribuídas em diferentes programas de pós-graduação, que tematizam o ingresso de estudantes indígenas (implantação de políticas de acesso, processos seletivos para ingresso) e questões relacionadas à sua permanência na universidade (programas de apoio financeiro e pedagógico, relação institucional com os estudantes, ações de acompanhamento e promoção da permanência). O acompanhamento dos estudantes considerou os depoimentos e a convivência com estudantes indígenas no espaço acadêmico. Dados mostram que a presença indígena no ensino superior oferece possibilidades de autorreflexão sobre as práticas pedagógicas da instituição de ensino superior e seu papel social. Também apontam que a permanência dos estudantes indígenas é um grande desafio para universidades e que diálogo e postura receptiva aos conhecimentos originários podem ser o primeiro passo para efetivar processos de interculturalidade no ensino superior.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the indigenous participation in brazilian higher education stemming from a research done at a university that employs an affirmative policy for admission and continuation of indigenous students. Furthermore, there is an analysis of dissertations and theses, distributed into different post-graduation programs, focused in the admission of indigenous students (implementation of access policies, selection processes for admission) and issues related to their continuation at the university (programs for financial and pedagogical support, institutional relation with the students, monitoring actions, promotion of continuation). The monitoring of students was based on statements and the interaction of these students in the academic environment. Research data shows that indigenous presence in higher education provides the institution with opportunities for self-examination on its pedagogical practices and social role. Thus, the study mentions that the continuation of indigenous students is a major challenge to universities, and that a dialogue and a receptive attitude towards native knowledge can be a first step to implement interculturality processes in higher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 99, n. 251 (jan./abr. 2018), p. 37-53pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectIndigenous studentsen
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectAffirmative policiesen
dc.titleEstudantes indígenas em universidades brasileiras : um estudo das políticas de acesso e permanênciapt_BR
dc.title.alternativeIndigenous students in brazilian universities : a study on access and continuation policiesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001144192pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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