Curvas em Dança : o YouTube como ferramenta de discussões sobre o corpo gordo na dança
dc.contributor.advisor | Valle, Flavia Pilla do | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Rafaela Fagundes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-25T05:06:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/241143 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho aborda a relação da gordofobia com o padrão estético exigido pelo corpo que dança profissionalmente. A representação midiática dos corpos unida à indústria da imagem, cada vez mais impositiva devido às redes sociais, e que permeia as relações interpessoais criam uma ansiedade sufocante e generalizada, que é a temática abordada pelo Canal do Youtube “Curvas em Dança”. Aqui a autora traz como objetivo, a construção e o registro do canal mencionado, relatando, a partir da sua perspectiva pessoal, a formação da sua carreira profissional e as pressões estéticas com as quais teve que conviver. Ao apresentar em formato audiovisual o corpo fora do padrão para a cena, a autora propõe uma tentativa de criar uma ética pessoal ao encorajar uma estética da diferença. Surge com a ideia de movimentar discursos a partir da fricção que se origina dos encontros com profissionais da arte fora do padrão estético regente. Busca-se contribuir para qualificar corpos não hegemônicos, fomentando reflexões sobre a pressão estética e a gordofobia na dança. A metodologia de pesquisa envolve, além da revisão bibliográfica, técnicas inspiradas na etnografia, como entrevistas, e autoetnografia, que abordam a experiência pessoal da pesquisadora. Tem um caráter documental pois cria um registro através do canal do YouTube intitulado “Curvas em Dança” ao mesmo tempo que o analisa. Os dados se dividem em três partes: “Qual é a dança que te cabe?” que traz relatos pessoais em diálogo com outras experiências e autores; “Curvas cotidianas” que lidam com práticas artísticas; e “Conversas fora da curva” que são entrevistas com pauta aberta. Por fim, conclui-se que falar dos modelos hegemônicos de corpos na dança é primordial para ampliação dessas discussões. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Gordofobia | pt_BR |
dc.subject | YouTube (Site) | pt_BR |
dc.title | Curvas em Dança : o YouTube como ferramenta de discussões sobre o corpo gordo na dança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001143709 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Dança: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Dança (148)