Dimensionamento de pavimento aeroportuário: análise mecanística com o software Alizé
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Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho aborda aspectos relativos ao dimensionamento de uma estrutura de pavimento aeroportuário. Para que um pavimento esteja em boas condições de operação, deve propiciar aos seus usuários conforto e segurança. Precisa, do mesmo modo, estar bem dimensionado do ponto de vista estrutural. Na avaliação de um pavimento, dois aspectos devem ser levados em conta, sendo eles: estrutural e funcional. O aspecto funcional está relacionado à camada de revestimento e com possíveis defeitos que essa ...
Este trabalho aborda aspectos relativos ao dimensionamento de uma estrutura de pavimento aeroportuário. Para que um pavimento esteja em boas condições de operação, deve propiciar aos seus usuários conforto e segurança. Precisa, do mesmo modo, estar bem dimensionado do ponto de vista estrutural. Na avaliação de um pavimento, dois aspectos devem ser levados em conta, sendo eles: estrutural e funcional. O aspecto funcional está relacionado à camada de revestimento e com possíveis defeitos que essa possa apresentar. O enfoque deste trabalho é na abordagem estrutural. Foram analisados quatro tipos de aeronaves: Airbus A340, Airbus A380, Boeing B777 e Boeing B747. Foram estudadas suas cargas, pressão de inflação dos pneus e geometrias dos trens-de-pouso, dados necessários para emprego do software. Foi definida uma estrutura para ser avaliada pelo programa Alizé. Definidos os carregamentos e a estrutura a ser analisada, foram determinadas as solicitações atuantes no pavimento bem como os valores admissíveis que a estrutura pode suportar. Com base nos resultados computados, foram feitas análises dos mesmos. Os valores atuantes na estrutura foram comparados com os valores admissíveis suportados pelos materiais constituintes das camadas. Por fim, foram feitas algumas conclusões com relação à deformação de extensão atuante na fibra inferior da camada de revestimento asfáltico bem como das deformações verticais atuantes nas camadas de base, sub-base e subleito. Foi possível fazer considerações relacionadas à fadiga do revestimento asfáltico bem como possíveis rupturas das camadas granulares. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5856)
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