Show simple item record

dc.contributor.authorSartori, Alice Stephanie Tapiapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T04:42:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1981-1322pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240291pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é fruto de uma pesquisa que busca identificar e analisar algumas pistas sobre relações que são instigadas entre a Educação do Campo e a Educação Matemática. A fim de potencializar nosso pensamento, partimos de um dos contos de Guimaraes Rosa, intitulado “A terceira margem do rio”. Esse entre lugar mobiliza/força nosso pensar e para analisá-lo buscamos identificar o que dizem professores/pesquisadores no campo da Educação Matemática sobre as relações que estabelecem com a Educação do Campo. Para tanto, foram analisados trabalhos publicados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática, a partir de algumas ferramentas da análise do discurso na perspectiva do filósofo Michel Foucault. Tais elementos mobilizaram nosso pensar sobre a(s) matemática(s) que serve(m) à Educação do Campo. De um lado a Matemática Acadêmica, na outra margem, a Etnomatemática. Seria possível a invenção de um terceiro espaço que permita encontros e desencontros que evoquem novos sentidos entre as duas margens que parecem “opostas” nas articulações entre Educação Matemática e Educação do Campo? Neste estudo, queremos pensar a potência do meio com os fluxos advindos de ambas as margens e tudo aquilo que a correnteza pode produzir.pt_BR
dc.description.abstractThis article is the result of research that seeks to identify and analyze some clues about instigated relationships between Countryside Education and Mathematics Education. In order to enhance our thinking, we started from one of Guimaraes Rosa's short stories, entitled "the third bank of the river". This place mobilizes/forces our thinking and to analize it we seek to identify what teachers/researchers in the field of Mathematics Education say about the relationships they establish with Countryside Education. To this end, studies published at the XII Encontro Nacional de Educação Matemática were analyzed, using some tools of discourse analysis from the perspective of the philosopher Michel Foucault. Such elements mobilized our thinking about the mathematics that serves Countryside Education. On the one hand, Academic Mathematics, on the other, Ethnomathematics. Would it be possible to invent a third space that allows encounters and mismatches that evoke new meanings between the two margins that seem “opposite” in the articulations between Mathematics Education and Countryside Education? In this study, we want to think about the power of the environment with the flows coming from both banks and everything that the current can produce.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevemat : revista eletrônica de educação matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 17 (2022), p. 1-18.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectCountryside educationen
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicen
dc.titleA terceira margem do rio : o “meio” como abrigo para as matemáticas que transitam pela Educação do Campopt_BR
dc.title.alternativeThe third bank of the river : the "mean" as a shelter for the Mathematics that transit through the Countryside Educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001140710pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record