Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIcle, Gilbertopt_BR
dc.contributor.authorPaz, Luciana Athaydept_BR
dc.date.accessioned2010-06-12T04:17:26Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23752pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação busca pensar o ensino de teatro em três serviços de apoio socioeducativo no Município de Porto Alegre e sua implicação no processo de transformação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, descrevem-se as práticas observadas nas três instituições e analisam-se suas singularidades. O material empírico é composto por observações realizadas durante as aulas de teatro e do cotidiano das instituições no período de quatro meses; entrevistas semiestruturadas com os alunos que frequentam as aulas de teatro, com os professores e com as coordenações dos programas. A noção de prática usada nesta pesquisa compreende os ditos, as ações dos sujeitos, seu comportamento em um determinado contexto histórico e cultural. Este trabalho não delimita uma única noção de transformação, mas busca compreender as noções de transformações contidas nas práticas e como elas se relacionam aos discursos sobre as infâncias e as adolescências em situação de vulnerabilidade social. A análise desse material busca compreender como os procedimentos teatrais inseremse nessas promessas de transformação, que ora circularizam, ora resistem ao discurso de vulnerabilidade social; para tanto discute-se a noção de transformação a partir do pensamento de Stanislavski, Grotowski, Barba e Boal.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims thinking about the teaching of the art of acting in three socioeducational support services in Porto Alegre and its implications over the transforming process that children and adolescent pass through in situations of social vulnerability. For this purpose, we describe the observed practices in three different institutions made all long the course of some acting classes and the life lived daily in these institutions for four months, semi-structured interviews with the students that attend the acting classes, with teachers and coordinators of the program. The notion of practice used in this research comprehends the sayings, actions of the subjects and their behavior in a determined historical and social context. This work does not delimitate only one notion of transformation, but aims to understand the notions of transformations that exist in the practices and how they relate with the other discourses about childhood and adolescenthood in situations of social vulnerability. The analysis of this material tries to understand the way the acting procedures are inserted in these promises of transformation, that sometimes circularize, and sometimes resist to the discourse of social vulnerability. In order to reach that, we discuss the notion of transformations from the thoughts of Stanislavski, Grotowski, Barba and Boal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActingen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectVulnerabilityen
dc.subjectTransformação socialpt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectSocial transformationen
dc.subjectSocial assistanceen
dc.titleCenas de transformação no ensino de teatro: um estudo em serviços de apoio socioeducativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000742922pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples