Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura
dc.contributor.author | Pillar, Analice Dutra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T04:48:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-8227 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237529 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto procura abordar a problemática da visualidade contemporânea, enfocando a interação de linguagens presente em desenhos animados exibidos na mídia televisiva. A utilização de diferentes linguagens, simultaneamente, caracteriza esse produto midiático como um texto sincrético, no qual as linguagens (visual, verbal e sonora) interagem na constituição de uma significação. Tem como referencial a teoria semiótica, trabalhos sobre a leitura de desenhos animados e discussões contemporâneas sobre ensino da arte e infância, e busca, ao tematizar textos híbridos, contribuir para a educação, em especial para a leitura de imagens. | pt_BR |
dc.description.abstract | The text deals with contemporary visuality, focusing on the interaction between the types of language used in television cartoons. The simultaneous use of different types of language characterizes this media product as a syncretic text, where images, words, and sounds interact so as to construct meaning. The discussion about hybrid texts uses semiotic theory, studies on the interpretation of cartoons, and contemporary debates on art education and on childhood as a basis, seeking to contribute towards education, and in particular, the reading of images. | en |
dc.description.abstract | El texto intenta abordar la problemática de la visualidad contemporánea enfocando la interacción de lenguajes presente en dibujos animados exhibidos en los medios televisivos. La utilización simultánea de diferentes lenguajes caracteriza ese producto mediático como un texto sincrético en el cual los lenguajes (visual, verbal y sonoro) interactúan en la constitución de una significación. Tiene como referente la teoría semiótica, trabajos sobre la lectura de dibujos animados y discusiones contemporáneas sobre enseñanza del arte e infancia y busca, al tematizar textos híbridos, contribuir con la educación, en especial con la lectura de imágenes. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Contrapontos. Itajaí, SC. Vol. 13, n.3 (2013), p. 178-185 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Art education | en |
dc.subject | Desenho animado | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Cartoons | en |
dc.subject | Televisão (Comunicação) | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Childhood | en |
dc.subject | Enseñanza del arte | es |
dc.subject | Lectura | es |
dc.subject | Dibujos animados | es |
dc.subject | Infancia | es |
dc.title | Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura | pt_BR |
dc.title.alternative | Contemporary visuality and education : interaction of languages and reading | en |
dc.title.alternative | Visualidad contemporánea y educación : interacción de lenghajes y lectura | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000937389 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39566)Humanities (6795)