Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Beatriz Regina Lara dospt_BR
dc.contributor.authorSagebin, Helena Victoriapt_BR
dc.contributor.authorPaskulin, Lisiane Manganelli Girardipt_BR
dc.contributor.authorEidt, Olga Rosariapt_BR
dc.contributor.authorWitt, Regina Rigattopt_BR
dc.date.accessioned2010-06-10T04:17:53Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23677pt_BR
dc.description.abstractAs autoras analisam a formação dos profissionais quanto a Atenção Primária à Saúde (APS), através da participação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEUFRGS). Primeiramente, abordam a influência dos momentos sócios-políticos-econômicos do País, observando a determinação dos modelos curriculares adotados ao longo da história do ensino de enfermagem. Na seqüência, discutem a inserção das disciplinas da área de saúde coletiva na trajetória da EEUFRGS, os conteúdos propostos, estratégias adotadas, contradições vivenciadas e, por fim, verificam os caminhos vislumbrados neste processo.pt_BR
dc.description.abstractThe authors study the development of the professionals related to the Primary Health Attention, through the “Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEUFRGS)” participation. The first approach is regarding the sociopolitical and economical situation of the present moment in the country, through the evaluation of the curriculum models used throughout the history of the nursing education. The second approach used in this study is the discussion of the disciplines embraced in the public heath field in the trajectory of the EEUFRGS, the proposed subjects, the adopted strategies, the contradictions experienced, and, finally, the study analysis the ways perceived in this process.en
dc.description.abstractLas autoras analizan las contribuciones ofrecidas por la Universidad, en lo que respecta a la formación de prefesionales de Atención Primaria a la Salud (APS), por medio de la participación de la Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEUFRGS). Inicialmente, se refieren a la influencia de los momentos sociopolíticos y económicos del pais, como un determinate de los modelos curriculares adoptados en la historia de la enseñanza de enfermería. Luego, discuten la inserción de las disciplinas del área de salud social en la trayectoria de la EEUFRGS, los contenidos propuestos, la adopcíon de estrategias, las contradicciones vivenciadas y, finalmente, verifican los caminos vislumbrados durante el proceso.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 19, n. 1 (jan. 1998), p. 5-10pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNursing educationen
dc.subjectPessoal de saúde : Formaçãopt_BR
dc.subjectPrimary health attentionen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEducación de enfermeríaen
dc.subjectAtención primaria a la saluden
dc.subjectCurrículoen
dc.titleA formação dos profissionais para atenção primária a saúde : a participacão da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000116890pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples