O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética
Visualizar/abrir
Data
2012Tipo
Outro título
The course of the concept of cooperation in genetic epistemology
Assunto
Resumo
O artigo apresenta o percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética ao longo dos diferentes períodos da obra piagetiana. Inicialmente, o conceito é abordado como produto de um tipo de relação social e, posteriormente, é tratado como um método de trocas sociais. O conceito nem sempre foi referido diretamente e nem recebeu a mesma atenção do autor nos diferentes períodos da sua obra. Um dos principais referenciais utilizados, complementando o próprio Piaget, foram os autores Montang ...
O artigo apresenta o percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética ao longo dos diferentes períodos da obra piagetiana. Inicialmente, o conceito é abordado como produto de um tipo de relação social e, posteriormente, é tratado como um método de trocas sociais. O conceito nem sempre foi referido diretamente e nem recebeu a mesma atenção do autor nos diferentes períodos da sua obra. Um dos principais referenciais utilizados, complementando o próprio Piaget, foram os autores Montangero e Maurice-Naville, que destacam o conceito como um dos principais da teoria piagetiana. O artigo traz contribuições para a história e compreensão do conceito, como também permite um novo ponto de vista sobre a teoria. ...
Abstract
The article presents the course of the concept of cooperation according to Genetic Epistemology through the different phases of Piaget’s work. Initially, the concept is approached as a product of a type of social relation, and later it is treated as a method for social exchanges. The concept was not always directly referred to, and the author did not give it the same amount of attention in the different phases of his work. One of the main references used – to complement Piaget himself – were au ...
The article presents the course of the concept of cooperation according to Genetic Epistemology through the different phases of Piaget’s work. Initially, the concept is approached as a product of a type of social relation, and later it is treated as a method for social exchanges. The concept was not always directly referred to, and the author did not give it the same amount of attention in the different phases of his work. One of the main references used – to complement Piaget himself – were authors Montangero and Maurice-Naville, who highlight the concept as one of the most important ones in Piaget’s theory. The article brings contributions to the history and comprehension of the concept, and it also permits a new point of view on the theory. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 527-549
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39074)Ciências Humanas (6667)
Este item está licenciado na Creative Commons License