Modos de representação e representatividade negra desde experiências cênicas porto alegrenses
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2021Author
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Academic level
Master
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa evidencia os modos de representação e representatividade negra identificados em grupos de dança e de teatro compostos por artistas negros e negras na cidade de Porto Alegre. Para tanto, foi direcionado o olhar para dois grupos: o Grupo Pretagô e o Coletivo Corpo Negra. A partir de observações e investigações das formas que ambos os grupos criam e produzem as suas composições artísticas, foi analisado como emergem e operam os conceitos de representação e representatividade, em suas ...
Esta pesquisa evidencia os modos de representação e representatividade negra identificados em grupos de dança e de teatro compostos por artistas negros e negras na cidade de Porto Alegre. Para tanto, foi direcionado o olhar para dois grupos: o Grupo Pretagô e o Coletivo Corpo Negra. A partir de observações e investigações das formas que ambos os grupos criam e produzem as suas composições artísticas, foi analisado como emergem e operam os conceitos de representação e representatividade, em suas relações com as experiências cênicas locais. A narrativa apresenta um entrelaçamento entre os passos dados pelo Grupo Pretagô e o Coletivo Corpo Negra e não se limita a observar apenas os aspectos de criação dos mesmos, nos limites do campo cênico, mas também estende o olhar para as realidades subjetivas que são movimentadas por esses artistas em outros grupos, além daqueles/as que vieram antes e lhes inspiram. Tal característica ressaltou a continuidade, a afrocentricidade e a circularidade, conceitos esses identificados nas trajetórias desses grupos. A abordagem metodológica baseia-se em preceitos da história oral e oralitura, valendo-se de encontros agendados com os artistas através de plataforma digital, em virtude da pandemia de COVID-19, além de fontes documentais disponibilizadas pelos mesmos. Com o desdobramento da escrita ainda foi produzido um minidocumentário que narra a formação dos grupos, os territórios que permeiam as suas lembranças, os traços da poética das suas obras e suas reflexões sobre representação e representatividade, conceitos esses que norteiam a pesquisa propondo de fato entrelaçar as suas vozes e projetar as suas imagens para além da escrita. Ao focar o estudo nesses dois grupos, foi possível constatar um engendramento proposto pelos artistas negros/as porto-alegrenses no intuito de estabelecer modos de representação e representatividade. São muitas frontes que buscam construir discursos que estejam alinhados às suas corporeidades e histórias. Em suas ações há a retomada de territórios negros em Porto Alegre, o sentido de aquilombar, além do pretagonismo em funções que invertem certa estrutura instituída no campo das artes cênicas na cidade. ...
Abstract
This research highlights the modes of black representation and representativity identified in dance and theater groups composed of black artists in the city of Porto Alegre. In order to do so, the focus was on two groups: Grupo Pretagô and Coletivo Corpo Negra. From observations and investigations of the ways in which both groups create and produce their artistic compositions, we analyzed how the concepts of representation and representativity emerge and operate, in their relations with local s ...
This research highlights the modes of black representation and representativity identified in dance and theater groups composed of black artists in the city of Porto Alegre. In order to do so, the focus was on two groups: Grupo Pretagô and Coletivo Corpo Negra. From observations and investigations of the ways in which both groups create and produce their artistic compositions, we analyzed how the concepts of representation and representativity emerge and operate, in their relations with local scenic experiences. The narrative presents an interweaving of the steps taken by Grupo Pretagô and Coletivo Corpo Negra and is not limited to observing only the aspects of their creation, within the limits of the scenic field, but also extends the look to the subjective realities that are moved by these artists in other groups, besides those that came before and inspired them. Such characteristic highlighted continuity, afrocentricity and circularity, concepts identified in the trajectories of these groups. The methodological approach is based on the precepts of oral history and “oralitura”, making use of meetings scheduled with the artists through a digital platform, due to the COVID-19 pandemic, in addition to documentary sources made available by them. With the unfolding of the writing, a mini-documentary was also produced that narrates the formation of the groups, the territories that permeate their memories, the poetic traces of their works, and their reflections on representation and representativeness, concepts that guide the research, proposing in fact to interweave their voices and project their images beyond the writing. By focusing the study on these two groups, it was possible to observe a process proposed by black artists from Porto Alegre in order to establish modes of representation and representativeness. There are many fronts that seek to build discourses that are aligned with their corporealities and histories. In their actions there is the retaking of black territories in Porto Alegre, the sense of "aquilombar", besides the pretagonism in functions that invert a certain structure instituted in the scenic arts field in the city. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Collections
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Visual Arts (473)
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